Conheça práticas simples para captação de alunos
Luísa França out 14, 2016

5 práticas efetivas e simples para captação de alunos

Faltando pouco menos de dois meses para o fim do ano letivo, gestores, coordenadores pedagógicos e supervisores já estão sentados para discutir cronogramas e o planejamento escolar para o ano que vem. E, dentro dessas discussões, podemos destacar duas questões fundamentais que interferem diretamente no sucesso do próximo ano escolar:

1. como manter meus alunos matriculados no ano que vem e

2. como captar novos estudantes para a escola?

Assim como acontece em todos os segmentos do mercado, as instituições precisam investir, constantemente, em inovação para conseguir atrair mais clientes e parceiros. No setor da educação não é diferente.

De acordo com dados mais recentes do Ministério da Educação, em 2014 o Brasil registrava 1.070.358 matrículas no Ensino Médio da rede privada. No mesmo ano, o país contabilizava 8.167 escolas. De 2008 a 2014, o número de matrículas na rede privada aumentou em cerca de 10%. Já o número de escolas saltou 13,5% no mesmo período.

Isso significa que, embora o número de alunos tenham aumentado, a concorrência ficou ainda maior nesse intervalo de tempo.

No texto de hoje listamos 5 práticas simples que vão ajudar na captação de alunos para a sua escola. Boa leitura!

1. Invista na tecnologia

Antes uma tendência, agora a tecnologia é uma realidade que faz parte da vida escolar de nada menos do que 12 milhões de brasileiros. Nos últimos anos, uma série de ferramentas foram desenvolvidas para possibilitar novas maneiras de aprendizado. Podemos listar desde aplicativos para smartphones e tablets até softwares de correção de provas e gestão escolar, por exemplo.

Investir na tecnologia para a educação é sair de uma concepção de ensino baseada no século XX e entrar de vez no século XXI. E isso tem uma razão lógica: a geração de estudantes que hoje ocupam as carteiras das escolas é chamada de “nativos digitais”. Ou seja, os nossos alunos foram criados sob influência direta das ferramentas tecnológicas e da internet e isso os torna totalmente diferentes dos alunos que já tivemos nas décadas passadas. Por isso, é importante investir na tecnologia para que ela possa otimizar processos dentro da sala de aula e potencializar o aprendizado dos jovens.

2. Qual é o seu diferencial?

A sua escola precisa ser conhecida por uma marca.

Ela obtém bons resultados em testes importantes, como o ENEM? Tem um cuidado na formação humana de seus alunos? Tem professores de excelência? Investe em infraestrutura de ponta para oferecer o melhor para o aprendizado de seus alunos?

Cada escola constrói um caminho ao longo de sua existência e é possível trilhar esses destacados acima e muitos outros. Mas o principal é que a comunidade ao redor da escola (e a cidade onde ela está) saiba qual é seu diferencial. A partir daí, quem se identificar com a sua proposta vai se aproximar e procurar conhecer melhor os resultados.

Veja também: 5 motivos para sua escola ter uma boa nota no ENEM

3. Aposte na divulgação para captação de alunos

De nada adianta, no entanto, investir em tecnologia nas suas salas de aula e focar no seu diferencial se as pessoas que vivem ao redor da escola não sabem o que está sendo feito dentro dos muros. Seja qual for o diferencial (como os que listamos acima) de sua instituição de ensino em relação às outras, é essencial saber comunicá-lo. Apostar na divulgação dos resultados e dos fatos positivos é um dos mecanismos de captação de novos alunos.

E existem diversas formas de fazer essa divulgação, desde os meios de comunicação tradicionais, como TV, rádios e jornais impressos, até mesmo as novas mídias, como a internet. Uma boa dica é manter uma página (bem-feita) da escola no Facebook como um canal de comunicação direto entre pais e pessoas interessadas na instituição de ensino e compartilhar conteúdos sobre educação, aprendizado, juventude — ou seja, o que tiver a ver com a proposta da escola.

Veja também: ebook gratuito – Como tornar sua escola mais atrativa para a sociedade?

Captação de alunos: como tornar sua escola mais atrativa para a sociedade

4. Traga os pais para dentro da escola

Embora muitos pais achem que o papel da educação de seus filhos é tarefa da escola onde eles estudam, a família tem tanta ou mais importância nesse processo. E é preciso que a escola saiba o que acontece em casa, assim como os pais saibam o que se passa com seus filhos no ambiente escolar.

Para trazer os pais para dentro desse ambiente, temos algumas dicas:

Canais de comunicação: a falta de tempo e o excesso de compromissos dificultam a presença constante do pai ou da mãe no ambiente escolar. Para dar pequenos recados e mantê-los informados, é importante ter um canal de comunicação direto (pode ser virtual, por exemplo) e de confiança.

Reuniões: mesmo com esse canal de comunicação, para assuntos mais sérios e que necessitam de um debate maior é importante colocar reuniões periódicas com os pais no calendário escolar (podem ser mensais ou trimestrais, por exemplo).

Eventos: datas comemorativas e apresentações a cada fim de ciclo merecem uma espécie de comemoração. Esses eventos também fazem com que os pais estejam no ambiente físico da escola.

Transparência: os pais que optaram pela sua escola para deixar seus filhos têm, com você, uma relação de confiança grande. E por isso querem que os problemas sejam tratados com transparência e que a escola faça uma espécie de “prestação de contas” sobre atividades, cumprimento do plano pedagógico, evolução dos alunos, dentre outros pontos importantes.

5. Invista no professor

O professor é o elo entre o aluno e a coordenação pedagógica e é ele o responsável pelo princípio básico da instituição: o aprendizado. As escolas mais bem avaliadas no Brasil tem na formação de seus professores um trunfo. É isso que mantém a qualidade do ensino.

Na rede pública brasileira, por exemplo, quase 40% dos professores não tem a qualificação necessária para dar aulas das disciplinas que ministram em sala de aula. Isso desencadeia um longo processo de mau aprendizado e outras consequências.

A formação continuada é um processo em que o estudo (por parte do professor) não termina quando ele começa a dar aulas. Pelo contrário, ele continua se atualizando e aperfeiçoando suas habilidades ao longo de toda a sua carreira. Esse é um dos mecanismos de sucesso para uma educação de qualidade, reconhecida até mesmo pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Mais do que manter professores bem informados e atualizados sobre novidades e tendências do mercado da educação, a formação continuada faz do docente um agente de transformação social, gerando impacto na vida escolar.

Veja também: ebook gratuito – Trabalhando a motivação de professores: como garantir melhores resultados em sala de aula?

Captação de alunos: Trabalhando a motivação de professores

Investimento em tecnologia, no professor, no diferencial da escola, na divulgação de suas práticas e na relação com os pais de alunos. Essas são nossas dicas para melhorar a captação de alunos em sua escola.

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