Educação Física no ENEM
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) avalia os alunos em 4 grandes áreas do Conhecimento:
» Ciências Humanas e suas tecnologias
» Ciências da Natureza e sua tenologias
» Matemática e suas tecnologias
» Linguagens, códigos e suas tecnologias
Dentro dessas grandes áreas podemos identificar, através da Matriz de Referência do ENEM, as disciplinas tradicionalmente conhecidas, como Física, Biologia e História, e seus respectivos conteúdos.
A partir disso, dentro da grande área de Linguagens, códigos e suas tecnologias podemos encontrar a Educação Física no ENEM. Na prova de Linguagens, realizada no segundo dia de exame, juntamente com a prova de Matemática e Redação, são cobradas 45 questões. Entre elas, conteúdos de Educação Física podem ser cobrados.
Conteúdos e Habilidades de Educação Física no ENEM
A Matriz de Referência do ENEM descreve os “Objetivos de Conhecimento” associados às competências e habilidades exigidas dos alunos em cada grande área. Esses Objetivos do Conhecimento são os Conteúdos Programáticos de cada disciplina que são cobrados em cada questão para avaliar o conhecimento dos estudantes. Dentro dessa estrutura, a Educação Física no ENEM tem os seguintes conteúdos cobrados em suas questões:
Conteúdos
» a linguagem corporal como integradora social e formadora de identidade – performance corporal e identidades juvenis;
» possibilidades de vivência crítica e emancipada do lazer;
» mitos e verdades sobre os corpos masculino e feminino na sociedade atual;
» exercício físico e saúde;
» o corpo e a expressão artística e cultural;
» o corpo no mundo dos símbolos e como produção da cultura;
» práticas corporais e autonomia;
» condicionamentos e esforços físicos;
» o esporte;.
» a dança;
» as lutas;
» os jogos;
» as brincadeiras.
Habilidades
As habilidades que são avaliadas por meio desses conteúdos são:
» Habilidade 9 – Reconhecer as manifestações corporais de movimento como originárias de necessidades cotidianas de um grupo social.
» Habilidade 10 – Reconhecer a necessidade de transformação de hábitos corporais em função das necessidades cinestésicas.
» Habilidade 11 – Reconhecer a linguagem corporal como meio de interação social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos.
Questões de Educação Física no ENEM mais cobradas
A equipe pedagógica do AppProva fez um estudo e identificou quais foram os conteúdos e habilidades mais cobrados no ENEM desde 2009, separados por grandes áreas e disciplinas.
Dentro de Educação Física, o que foi mais cobrado até hoje no ENEM foi:
Para acessar o estudo completo de todas as disciplinas, clique aqui.
Educação Física no ENEM 2016
Dentre as 45 questões de linguagens do ENEM 2016, a equipe pedagógica do AppProva identificou 4 itens relacionados à Educação Física, sendo que duas delas cobravam o conteúdo “práticas corporais e autonomia”, uma cobrava “esportes” e a última cobrava “lutas”.
O que mudou em relação aos anos anteriores foram as habilidades que vinham sendo exigidas. Em 2016, apenas as habilidades H9 e H11 foram cobradas; a habilidade H10 foi deixada de fora dessa vez.
Além disso, para complementar a análise sobre a prova de 2016, do ponto de vista de Educação Física, colocamos abaixo os comentários do Professor Thiago Acampora, do Colégio Liceu Franco – RJ, parceiro do AppProva:
“O exame do ENEM sempre usou autores, exemplos e fundamentos da Educação Física em suas questões, mas nunca tão especificamente quanto neste ano de 2016.
Uma das questões foi fundamentada em um dos esportes mais praticados na escola, o Handebol. O artigo citado foi retirado de uma revista científica de nota A, ou seja, uma das melhores. A segunda questão trouxe à tona um debate bem atual, o de gênero. Essa questão abordou um dos temas transversais que o PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) da Educação Física propõe. E a autora citada é uma das referências brasileiras nessa temática, tendo escrito inúmeros livros e artigos.
Tais questões ajudam a levantar um debate qualitativo em torno da Educação Física no Ensimo Médio, pois, há pouco mais de três meses, o governo federal apresentou o novo plano de ensino para esse segmento. Nesse novo contexto a Educação Física seria excluída do Ensino Médio.
Eu, como professor de EF, enxergo nestas duas questões uma possível evolução positiva na visão da sociedade sobre a nossa matéria. Mostra que não só a parte prática é importante mas a teórica também. A Educação Física é uma ciência nova e que deve ser explorada em todas as suas formas, inclusive temas transversais, como os debates sobre gênero, ecologia, cidadania e outros.
A Educação Física na escola não pode ter como objetivo único apenas melhorar a saúde dos escolares, mas proporcionar a eles uma cultura corporal, com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções diversas, sem enfatizar o rendimento personalizado e padronizado. A EF, ainda, deve basear-se em outras ciências para criar novos debates.
Que o ENEM de 2016 seja um marco em nossa intervenção nas escolas.
Thiago Acampora
Prof. Educação Física
Colégio Liceu Franco – RJ”
O que achou do texto? Como você enxerga a Educação Física no ENEM e na formação dos estudantes?
Compartilhe nos comentários abaixo sua opinião sobre o assunto!
Quer ter acesso à um banco com mais de 45.000 mil questões, dentre elas, várias questões de Educação Física? Clique aqui para solicitar uma conversa com um de nossos especialistas!
Cometários
Procurar no Blog
Assine nosso Blog
Não conhece
o AppProva?
Conheça
Postagens Recentes
Categorias
- AppProva (14)
- Bem-estar do aluno (17)
- Bem-estar do professor (19)
- Caso de Sucesso (9)
- Celular Aliado (14)
- Cidadania (4)
- Comparação de Desempenho (5)
- Educação Brasileira (19)
- ENEM (41)
- Engajamento dos Alunos (30)
- Ensino Superior (2)
- Gestão Escolar (34)
- Identificação de Dificuldades (16)
- Otimização do Tempo (11)
- Simulados ENEM (13)
- Tecnologia da Educação (15)
- TRI (6)