Colégio Santo Agostinho aposta em dados para melhorar o desempenho dos alunos
Daniela Panteliades mar 24, 2016

Colégio Santo Agostinho aposta em dados para melhorar o desempenho dos alunos

O Planejamento Pedagógico é uma preocupação constante da equipe de educadores e precisa ser revisado durante o ano e também no período de férias escolares.

Durante o ano de 2015, o Colégio Santo Agostinho, em Contagem, decidiu utilizar dados, em parceria com o AppProva, para revisar o seu planejamento, melhorar o desempenho dos alunos e ajudá-los em suas maiores dificuldades.

Tudo começou com um questionamento da coordenação pedagógica: as dificuldades apresentadas pelos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio, em 2013, são recorrentes ou específicas daquela turma? Para responder a essa dúvida comum no meio dos educadores, criamos o 1º Circuito ENEM.

Preparação

Com os microdados divulgados pelo Inep em mãos, a coordenação pedagógica identificou as principais dificuldades dos alunos da turma de 2013. A partir dessas informações, as habilidades mais defasadas foram selecionadas e serviram como direcionamento para a equipe do AppProva criar atividades (simulados curtos, com menos questões) para que a escola pudesse verificar se o mesmo comportamento se mantinha em 2015.

Isso foi só o primeiro passo, pois como todos nós sabemos, há variações de uma turma para a outra.

Execução e Intervenção

Segmentadas pelas quatro áreas do conhecimento, as atividades foram disponibilizadas para os alunos semanalmente, através da nossa plataforma. Os alunos puderam então colocar em prática o plano proposto.

As semanas de realização das atividades eram intercaladas com uma reunião das equipes de cada área com a coordenação pedagógica. Após discussões e comparações dos resultados com os microdados, os professores puderam elaborar aulas de reforço focadas nos pontos mais críticos.

Segundo os próprios educadores, o uso do AppProva foi essencial para ter uma clara noção do desempenho dos alunos e, consequentemente, identificar falhas históricas ou específicas de uma turma.

Resultados

A partir dessas avaliações contínuas, a coordenação e a equipe de professores do Colégio Santo Agostinho puderam agir de forma corretiva e preventiva. Corretiva, de forma a direcionar as aulas para os conteúdos, habilidades e competências mais defasadas, preparando melhor os alunos para o dia do ENEM. E preventiva, ao identificar a necessidade de reformular o planejamento pedagógico da escola, com o objetivo de impedir que essas falhas se propagassem a partir daquele ano.

E você? Quer utilizar dados para verificar se sua escola está no caminho certo? Converse com um de nossos especialistas e melhore também o planejamento pedagógico da sua instituição!

Cometários

Comentários