O ano letivo acabou! E agora?
Ao final do ano letivo, muitos alunos já passaram de ano e também já fizeram o ENEM — principal exame para o ingresso em uma universidade —, o que faz com que os estudantes fiquem um pouco mais relaxados em relação às obrigações da escola e, simultaneamente, ansiosos pelos resultados das provas realizadas.
Tendo isso em mente, esse é um bom momento para os gestores pensarem em ações para manter seus alunos motivados, além de iniciar o planejamento escolar e a preparação para o ano seguinte — inclusive sobre como será a postura adotada em relação ao próximo ENEM.
Preparamos uma série de dicas para organizar a escola no fim do ano letivo.
Fique conosco e confira!
Como fazer para manter os alunos motivados após o ENEM?
Após a realização do ENEM, é natural que os alunos fiquem com um sentimento de dever cumprido e queiram relaxar mais em vez de manter uma rotina de estudos árdua e exaustiva, tal como a que foi mantida durante todo o ano. Ademais, os estudantes também permanecem ansiosos para conferir os resultados e verificar se conseguirão ingressar na faculdade que desejam.
Desse modo, é interessante desacelerar um pouco com o conteúdo formal e investir em outros tipos de atividades para concluir o ano letivo. Podem ser aulas práticas, promoção de discussões e debates, realização de feiras de ciências, atividades fora do ambiente escolar, entre outros.
É claro que a ementa do ano deve ser cumprida, mas atividades de cunho mais informal ajudam os alunos a ficarem motivados, além de também trazerem benefícios à formação do indivíduo.
O que a escola pode fazer no fim do ano letivo para se preparar para o ano seguinte?
Como já abordamos nesse artigo, o período final do ano letivo é o momento de identificar novas possibilidades, realizar novos investimentos e focar em um planejamento consistente para o próximo ano. Além disso, também é interessante já começar a pensar em como será a preparação para o ENEM do ano seguinte.
Nesse contexto, separamos algumas dicas que, certamente, o ajudarão a se preparar para o ano que está por vir.
Foque nas campanhas de matrícula
Sem sombra de dúvidas, um dos processos mais importantes para uma escola é a realização das matrículas. Tendo isso em vista, no final do ano já é a hora certa de começar e pensar em como serão as campanhas de matrícula para o ano subsequente.
Nesse sentido, invista o tempo preparando os contatos, reformulando-os e renovando-os; defina quais serão os preços para os serviços educacionais que serão oferecidos, calculando cuidadosamente o reajuste adotado; pense em eventos que podem ser realizados, levando em consideração os que já existem, e desenvolva um cronograma a ser cumprido com rigor e honestidade.
Veja também: “Como se organizar para o processo de matrícula de escola“
Veja também: “Como a parceria com o AppProva pode te ajudar na campanha de matrículas“
Prepare o calendário para o ano seguinte
O calendário é de suma importância para o funcionamento de uma escola, simplesmente porque é ele quem rege toda a organização do tempo que os alunos e funcionários passam na instituição de ensino.
Dessa forma, ele contém informações como a quantidade de horas que os professores de cada matéria vão ter, as avaliações, os feriados e as férias, os dias letivos, os dias de atividades extracurriculares (tais como festas juninas, campeonatos esportivos, apresentações, entre outros) e as atividades pedagógicas (como os conselhos de classe e as paradas pedagógicas).
Assim, ele deve ser reformulado todos os anos a fim de manter aquilo que está dando certo e mudar aquilo que não está. Nesse sentido, professores e pedagogos devem, juntos, montar um calendário que leve em consideração as necessidades dos alunos para que, além de estudar, eles também consigam organizar-se e criar o seu espaço além da sala de aula.
Veja também: “Entenda a importância do calendário escolar“
Avalie os esforços que estão sendo realizados
Ao final de cada ano, é de suma importância que a escola faça uma lista que contenha um feedback de todos os esforços que estão sendo realizados: tanto os acadêmicos, quanto os sociais.
Nesse sentido, é importante pensar em algumas questões, tais como:
» O esforço começou quando?
» Qual o custo da realização dos esforços em termos de dinheiro, tempo e pessoas?
» Qual o objetivo de realizar o esforço?
» É possível conciliar dois esforços que possuam confluência de objetivos?
Vejamos um exemplo:
Se a escola está desenvolvendo uma campanha que combata o bullying, é necessário fazer uma análise se tal programa está sendo de fato eficaz. Isso pode ser feito por meio de um questionário passado aos alunos, já que eles são o público-alvo de tal programa — e apenas com a opinião deles será possível averiguar a efetividade das ações.
Não hesite em modificar aquilo que não está dando um bom retorno
Complementando o item acima, é imprescindível que não haja hesitação em mudar aquilo que não está trazendo bons resultados — seja porque eles necessitam de muito tempo ou dinheiro, seja porque os resultados estão aquém do esperado ou porque os objetivos não estão sendo cumpridos.
Por exemplo, se a campanha contra o bullying não obteve um bom retorno vindo dos alunos, é preciso que toda sua estratégia seja reavaliada e refeita o quanto antes. Afinal, se os alunos não aprovam, significa que sua estrutura não está adequada, seus objetivos não estão sendo cumpridos e, por conseguinte, recursos estão sendo gastos indevidamente.
O importante é não permanecer inerte frente aos resultados ruins e buscar sempre novas formas de melhorar e ampliar os esforços que estão sendo realizados.
Como mostrar que o ENEM não significa o fim do ano letivo?
O ENEM não significa o fim do ano!
Longe disso, significa que muito trabalho deve ser realizado para o ano seguinte a fim de possibilitar a colheita de bons frutos. Planejar-se e preparar-se são ações que devem ser operadas com antecedência e, por isso, não há tempo a ser perdido.
Gostou do nosso post? Você já começou a se preparar para o próximo ano letivo?
Compartilhe suas experiências nos comentários abaixo!
Saiba mais em nosso ebook gratuito: “Trabalhando a motivação de professores: como garantir melhores resultados na sua escola?“:
Cometários
Procurar no Blog
Assine nosso Blog
Não conhece
o AppProva?
Conheça
Postagens Recentes
Categorias
- AppProva (12)
- Bem-estar do aluno (16)
- Bem-estar do professor (19)
- Caso de Sucesso (6)
- Celular Aliado (14)
- Cidadania (4)
- Comparação de Desempenho (5)
- Educação Brasileira (14)
- ENEM (35)
- Engajamento dos Alunos (30)
- Ensino Superior (2)
- Gestão Escolar (30)
- Identificação de Dificuldades (13)
- Otimização do Tempo (11)
- Simulados ENEM (11)
- Tecnologia da Educação (9)
- TRI (5)