Resultado do ENEM: 5 motivos para sua escola ter nota boa

Arllen Jorge set 29, 2016

5 ótimos motivos para ter uma boa nota da escola no Enem

Resultados do Enem 2015 por escola divulgados no dia 04/10/2016

O Inep divulgou no dia 05/10 os resultados por escola do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 .

Vale ressaltar que os resultados foram calculados para as escolas com, no mínimo, dez alunos participantes no Enem de 2015, desde que a taxa de participação destes tenha alcançado no mínimo 50%.  Somente foram considerados como participantes aqueles que obtiveram nota superior a zero em todas as provas objetivas e que não tenham sido eliminados na redação.

“Os dados incluem estudantes matriculados na 3ª série do ensino médio regular declarados pela unidade de ensino no Censo Escolar da Educação Básica de 2015. Porém, estão excluídas as informações do ensino médio não seriado (que não adota a divisão por série), tanto em escolas públicas quanto privadas.”

– Fonte: Portal do Inep.

As informações auxiliam pais, alunos, professores, dirigentes de instituições e gestores educacionais para compreender mais claramente a necessidade de aprimoramento da qualidade da educação brasileira, sobretudo em relação ao aprendizado no ensino médio.

Por que esse resultado é importante?

Há quase 1 ano da última edição do exame, o resultado por escolas será divulgado e, por incrível que pareça, essas informações são extremamente importantes para alunos, pais, professores e gestores das instituições. Muitos o veem como principal indicador chave de desempenho da escola.

Selecionamos 5 ótimos motivos que reforçam a importância da escola ter uma excelente nota no Enem. Confira:

1. Mais oportunidades para os alunos

Boas notas dos alunos levam a uma boa nota da escola. Isso todos nós sabemos. E como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) utiliza o Enem para selecionar os candidatos de mais de 60 instituições públicas de educação superior, uma boa nota no exame irá proporcionar aos alunos mais oportunidades para ingressar nas instituições que desejam.

Quanto mais renomada for a instituição e/ou curso ofertado, maior a demanda por vagas e, consequentemente, maior será a nota de corte para o ingresso. Portanto, é crucial para as escolas mapear os interesses dos alunos, direcionar os esforços ao longo do ensino médio, preparando-os e ajudando-os a alcançar o sucesso.

Veja também: Notas de corte por curso e faculdade do SiSU 2015.1

Além disso, com boas notas, os alunos poderão ter acesso à programas de bolsas de financiamento estudantil e de intercâmbio do Governo, como o ProUni, Fies e Ciências sem Fronteiras (CsF).

Dessa forma, escola ter uma boa nota é o mesmo que dizer que os alunos tiveram uma boa nota e, consequentemente, terão mais oportunidades na vida.

2. Atração e retenção de novos alunos

Uma boa nota da escola e aprovações dos alunos nos vestibulares é o Marketing que toda escola gostaria de ter. Esses bons resultados facilitam muito a campanha de (re)matrícula, que se repete todos os anos.

Muitas escolas estão utilizando diversos canais de comunicação para atrair novos alunos como mídias sociais, assessoria de imprensa, mídias offline (panfletos, banners, outdoors), dentre outras estratégias de Marketing. Porém, tudo isso custa caro (e muito!).

O resultado por escola, além do ranking de escolas elaborado por alguns canais de mídia, funciona como um canal orgânico, isto é, um dos investimento mais baratos e que mais geram retorno para uma instituição.

3. Qualificação do Corpo Docente

Além de um bom canal de Marketing para atração e retenção de alunos, um bom resultado por escola também é uma forma de atrair mais profissionais para formar um corpo docente de excelência.

Um dos maiores desafios de um gestor escolar, assim como todo gestor de empresa, é selecionar e recrutar pessoas para formar seu time. O primeiro passo é analisar quais são as habilidades necessárias no time para atingir seus objetivos e suas metas.

Tendo isso em mente, é hora de correr atrás desse time. É muito mais fácil recrutar pessoas que conhecem sua escola, que a admiram e que tem vontade de compor o time do que aquelas que nunca ouviram falar da sua instituição. Concorda?

Além disso, os bons resultados são muito importantes para manter o time em sua escola evitando que a rotatividade aumente e que os professores e coordenadores transfiram suas atividades para outra instituição, como será falado no próximo item.

4. Visibilidade no mercado profissional

A visibilidade de quem está em escolas renomadas é muito maior.

Ao trabalhar como professor(a) ou gestor(a) em escolas com bons resultados, esse profissional se torna referência em sua área, logo, quem precisa montar uma equipe de educadores irá buscar por ele(a). Inclusive, todos os cargos estão sujeitos a isso. O que é positivo e “negativo” ao mesmo tempo.

Positivo para os profissionais, sendo eles professores, coordenadores e gestores, pois eles serão sempre procurados no processo de “caça talentos” de outras instituições. “Negativo” para os mantenedores e para escola como um todo, que podem perder excelentes profissionais para outras escolas.

Com todo esse reconhecimento a partir da boa nota da escola, esses profissionais logo passarão a ser solicitados para ministrar palestras e cursos em suas respectivas áreas.

5. Escola como referência

– O que caracteriza o perfil das escolas

– construir credibilidade a longo prazo; reputação – manter isso a longo prazo

De maneira geral, uma escola com um bom resultado no Enem é vista como referência pelos alunos, pelos pais, por todo corpo docente, pela comunidade na qual ela está inserida.

Qual escola não quer ser referência em seu bairro, sua cidade, seu estado e até mesmo do país?

Vale ressaltar que a reputação de uma escola é construída a longo prazo e exige muito esforço para ser mantida. Não basta ter uma nota boa no Enem em um ano e nos anos seguintes piorar o desempenho, pois dessa forma será mal vista pela comunidade.

Mas cuidado! Não podemos comparar as escolas sem considerar aspectos importantes de suas realidades, como por exemplo:

– indicadores socioeconômicos;

– porte da escola;

– localização;

entre outros.

O ex-presidente do Inep Chico Soares, no lançamento dos resultados por escola do Enem de 2014, reforçou esse ponto:

“Um único ranking produz um quadro distorcido da realidade. Não podemos comparar escolas de realidades tão diferentes.”

Gostou? Veja também nosso texto que fala: “Como trabalhar as habilidades do Enem em sala de aula

Cometários

Comentários

[87763]
[87763]
[87763]
[87763]
[CDATA[ function read_cookie(a){var b=a+"=";var c=document.cookie.split(";");for(var d=0;d
[CDATA[ function read_cookie(a){var b=a+"=";var c=document.cookie.split(";");for(var d=0;d