Como trabalhar as habilidades do ENEM em sala de aula

Luísa França set 21, 2016

Como trabalhar as habilidades do ENEM em sala de aula

A partir de 2009, a prova do ENEM sofreu várias alterações importantes, passando a ter 180 questões, resolvidas em dois dias de prova, além do agrupamento das disciplinas em quatro grandes áreas do conhecimento (Linguagem, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias).

Dentre essas mudanças, o foco em avaliar os estudantes por competências e habilidades, descritas na Matriz de Referência do ENEM, talvez tenha sido a mais significativa. Apesar de muitos especialistas afirmarem que a prova está se tornando cada vez mais conteudista, a perspectiva é a de que o foco em exigir e avaliar por competências e habilidades aumente cada vez mais.

Pensando nisso, a equipe pedagógica de Ciências Humanas e suas Tecnologias do AppProva preparou exemplos de como trabalhar as habilidades cobradas na Matriz de Referência em sala de aula.

Os exemplos que serão apresentados são das habilidades H30, referente a disciplina de Geografia, e H11, referente a disciplina de História. Elas foram escolhidas pois são as habilidades mais cobradas nessas disciplinasbaseado em nosso material com os conteúdos e habilidades mais cobrados no ENEM de todos os tempos.

Habilidades do ENEM: Geografia (H30) e Historia (H11)

Habilidade H30: Avaliar as relações entre preservação e degradação da vida no planeta nas diferentes escalas

Essa habilidade envolve um processo mental um pouco mais elaborado. Afinal, o texto da habilidade indica que o aluno deve ser capaz de avaliar, ou seja, considerar em que medida os processos de preservação e degradação da vida no planeta se relacionam, isto é, se ajustam aos mesmos critérios, em diferentes escalas.

Exemplo da habilidade H30 em uma questão do Enem:

Questão do ENEM de 2011:

O Centro-Oeste apresentou-se como extremamente receptivo aos novos fenômenos da urbanização, já que era praticamente virgem, não possuindo infraestrutura de monta, nem outros investimentos fixos vindos do passado. Pôde, assim, receber uma infraestrutura nova, totalmente a serviço de uma economia moderna.

SANTOS, M. A Urbanização Brasileira. São Paulo: EdUSP, 2005 (adaptado).

O texto trata da ocupação de uma parcela do território brasileiro. O processo econômico diretamente associado a essa ocupação foi o avanço da

a)      industrialização voltada para o setor de base.

b)      economia da borracha no sul da Amazônia.

c)      fronteira agropecuária que degradou parte do cerrado.

d)      exploração mineral na Chapada dos Guimarães.

e)      extrativismo na região pantaneira.

Nesse caso, o aluno deve ser capaz de considerar o impacto produzido pelas transformações no cenário natural do Centro-oeste. O aluno deve ser capaz de considerar, portanto, em uma mesma chave, que a urbanização e construção de um infraestrutura moderna tem implicações na dimensão da preservação e degradação (do cerrado, a partir da ação do avanço da fronteira agropecuária). Nesse trecho, a escala referenciada é o território do centro-oeste.

Essa mesma habilidade poderia ser abordada com os seguintes conteúdos:

  • CAPITALISMO E GLOBALIZAÇÃO;
  • EXPLORAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS;
  • PROBLEMAS URBANOS AGROINDÚSTRIA;
  • INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NO CAMPO;
  • FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA;
  • ÁGUA NO MUNDO.

Veja aqui a lista de conteúdos e habilidades mais cobrados no ENEM em cada disciplina.

Como montar aulas que envolvam a Habilidade H30 do Enem dos alunos em sala de aula:

SELECIONAR textos, mapas e gráficos que ilustrem diferentes impactos dos processos de modernização a partir da comparação entre cidades, regiões ou países e ORIENTAR os alunos a fazer uma leitura crítica desses materiais.

> DESENVOLVER fóruns de discussão, simulando conferências, em que os alunos tenham que defender diferentes posições, como cidadãos, autoridades públicas ou empresários e MEDIAR os debates dos alunos e alunas. Mas ATENÇÃO: É preciso garantir que os debates sejam produtivos, que os temas sejam atraentes e que sigam um planejamento com um objetivo!

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> PROMOVER discussões a respeito de modelos de desenvolvimento sustentável que tenham alcançado sucesso e AVALIAR a sua aplicação em diferentes realidades.

Habilidade H11: Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço

O que se espera do aluno a partir dessa habilidade? Bom, o texto da habilidade indica que o aluno deve ser capaz de RECONHECER registros que se relacionem a práticas de diferentes grupos sociais em diferentes contextos no tempo e no espaço. Também pode se referir a reconhecer registros sobre o pensamento de uma pessoa ou um grupo social.

Exemplo da habilidade H11 em uma questão do Enem: 

Questão do ENEM 2012:
Em um engenho sois imitadores de Cristo crucificado porque padeceis em um modo muito semelhante o que o mesmo Senhor padeceu na sua cruz e em toda a sua paixão. A sua cruz foi composta de dois madeiros, e a vossa em um engenho é de três. Também ali não faltaram as canas, porque duas vezes entraram na Paixão: uma vez servindo para o cetro de escárnio, e outra vez para a esponja em que lhe deram o fel. A Paixão de Cristo parte foi de noite sem dormir, parte foi de dia sem descansar, e tais são as vossas noites e os vossos dias. Cristo despido, e vós despidos; Cristo sem comer, e vós famintos; Cristo em tudo maltratado, e vós maltratados em tudo. Os ferros, as prisões, os açoites, as chagas, os nomes afrontosos, de tudo isto se compõe a vossa imitação, que, se for acompanhada de paciência, também terá merecimento de martírio.

VIEIRA, A. Sermões. Tomo XI. Porto: Lello & Irmão, 1951 (adaptado).

O trecho do sermão do Padre Antônio Vieira estabelece uma relação entre a Paixão de Cristo e

a)      a atividade dos comerciantes de açúcar nos portos brasileiros.

b)      a função dos mestres de açúcar durante a safra de cana.

c)      o sofrimento dos jesuítas na conversão dos ameríndios.

d)      o papel dos senhores na administração dos engenhos.

e)     o trabalho dos escravos na produção de açúcar.

No trecho, ilustram-se as condições de trabalho de negros africanos transmigrados compulsoriamente para o trabalho nos engenhos de açúcar, a partir da comparação construída pelo autor com a Paixão de Cristo. Nesse caso, o aluno deve ser capaz de reconhecer que o sermão do Padre Antônio Vieira, escrito a partir de metáforas e alusões, assume a função, portanto, de um registro de um grupo social (o dos negros escravizados) no tempo (Brasil colonial) e no espaço (engenhos de açúcar).

Essa mesma habilidade poderia ser abordada a partir dos seguintes conteúdos:

  • REVOLUÇÃO INDUSTRIAL;
  • ESCRAVIDÃO NEGRA NO BRASIL;
  • TRABALHO INDÍGENA;
  • MERCADO DE TRABALHO;
  • CULTURA MATERIAL E IMATERIAL;
  • CULTURA E VALORES;
  • RELAÇÕES INDIVÍDUO-SOCIEDADE;
  • POPULAÇÃO INDÍGENA NO BRASIL COLONIAL;
  • DIVERSIDADE SEXUAL.

Veja aqui a lista de conteúdos e habilidades mais cobrados no ENEM em cada disciplina.

Como montar aulas que envolvam a Habilidade H11 do Enem dos alunos em sala de aula:

> Nas aulas, USAR diferentes tipos documentais como relatos, cartas, trechos de jornais, etc… em que seja possível identificar aspectos da vida cotidiana de grupos sociais, ou elementos de sua cultura, do mundo do trabalho, ou mesmo de suas relações interpessoais.

> USAR formas de avaliação contínua como rotina da escola

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> ORIENTAR os alunos e as alunas para que questionem dos textos de forma autônoma. Muitas vezes os documentos são usados depois de explicações sobre conteúdos específicos, como prova daquilo que se explicou. Usar o documento de forma diferente pode ser bem mais produtivo para que os alunos e alunas desenvolvam autonomia, para que novas possibilidades de leitura sejam levantadas, para que os estudantes e as estudantes construam o conhecimento de forma coletiva e sejam protagonistas do processo de aprendizagem. Claro, isso tudo com a correta ORIENTAÇÃO do professor ou da professora.

> ORIENTAR os alunos as alunos para que questionem as possíveis motivações para que um texto fosse escrito. Quem escreveu? Quando? Por quê?

Habilidades do ENEM de outras disciplinas

Os exemplos apresentados acima podem ser adaptados e utilizados ao se trabalhar outras habilidades do ENEM relacionadas a outras disciplinas.

Em breve nossa equipe pedagógica vai preparar mais exemplos, envolvendo mais habilidades e mais disciplinas. Fique ligado no blog!

Quer saber como trabalhar e avaliar seus alunos e sua escola por meio das habilidades cobradas no ENEM? Converse com um de nossos especialistas e descubra como!

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