Entenda a importância do trabalho compartilhado dentro da escola
Mais do que nunca, a palavra “compartilhar” está na boca — e nos teclados — de todos. Compartilhar dúvidas, sugestões, soluções, ideias, sentimentos, propostas e objetivos. Escolas que funcionam bem, que dão bons resultados, encontram a adesão de seus colaboradores e costumam estar em diálogo interno e com a comunidade. Trabalho compartilhado: essa é a máxima que deve preponderar nos bastidores das escolas, entre coordenadores e professores, especialmente naquelas que querem construir um clima de comprometimento e harmonia. Não basta ter uma equipe formada por diversos profissionais, se eles não se compreendem verdadeiramente. Todos, em uma escola, são educadores e devem partilhar o objetivo de ensinar e educar.
Equipes unidas, trabalho compartilhado
O time de uma escola é composto, normalmente, por diretoria, coordenadores, gestores de diversas naturezas (financeiros, de registro acadêmico, de organização, infraestrutura, etc.), professores, alunos, bibliotecários, servidores operacionais, entre outros. Para que a instituição construa um plano, tenha clareza de seus objetivos e consiga alcançá-los, é fundamental que todos estejam conscientes das visões e metas da escola, assim como dispostos a trabalhar em grupo, compartilhando conhecimentos, informações e soluções. Esse é o movimento saudável a uma escola que pretende funcionar bem, sem perder de vista sua função de educar, ensinar e promover o bem comum.
Ser educador, hoje
No mundo de hoje, o professor tem muito mais o papel de mediação e de curadoria do que o de único centro irradiador do saber. Estudantes acessam informações em todos os lugares e chegam à escola com dúvidas ou com falsas certezas, a fim de debater temas que pulsam na sociedade. O professor e todos os outros envolvidos com a escola e a educação precisam estar abertos a isso. Os problemas de aprendizagem que surgem podem estar ligados a uma rede de questões, que precisam ser compartilhadas e discutidas entre professores, coordenadores, diretores e pais.
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Quando um aluno não consegue aprender e desenvolver uma competência, isso não é responsabilidade exclusiva do professor e de suas aulas. Diretoria e coordenação pedagógica precisam ter as informações necessárias para atuar nesse contexto, juntamente com o professor ou uma equipe, todos trabalharão juntos para alcançar objetivos ligados à formação dos aprendizes. As condições de trabalho do professor são dadas pelos gestores da escola, mas o contato direto com os alunos é feito, na maior parte do tempo, pelos docentes. Ouvir as demandas e trabalhar para compreendê-las e atendê-las é papel de todos.
Objetivos e ferramentas de apoio
É essencial que o objetivo de fazer com que os alunos aprendam seja constantemente perseguido por todos os educadores. Não basta apenas cumprir um currículo ou um plano de ensino. O ensino-aprendizagem é a direção maior a ser percorrida, mas não se faz isso sozinho ou fragmentariamente. Para alcançar os objetivos ligados à formação e à aprendizagem, professores, diretores e coordenadores podem, além de compartilhar claramente dificuldades, desafios e soluções, procurar ferramentas que auxiliem seu trabalho e alcancem os estudantes. É o caso, por exemplo, de materiais de aula, como adoção de livros, tecnologias digitais e outros itens que podem ser incluídos e apropriados por todos. A formação continuada dos professores, para que melhor se atualizem e reflitam sobre suas práticas, também é um plano conjunto na escola que deve ser pensado por todos.
As questões educacionais e o trabalho compartilhado na escola dizem respeito a todos nós. Se você se sentiu instigado por nosso post, que tal comentá-lo? Esperamos sua opinião.
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