
Nosso post de hoje da série “Maiores Desafios” é direcionado à coordenação pedagógica.
O coordenador pedagógico é um profissional que atua entre a direção e os educadores. Ele é o responsável por fazer com que toda a comunicação entre estes dois públicos flua de maneira funcional, por averiguar se a conduta pedagógica dos docentes tem beneficiado o processo de aprendizado dos discentes, por informar aos pais e responsáveis a situação escolar e de relacionamento dos alunos, por formar educadores, entre outras atividades.
Mesmo com tantas funções importantes, tais profissionais ainda se veem, comumente, em desvio de função, realizando tarefas que pouco agregam em suas responsabilidades, como a execução de eventos, por exemplo. Diante disso, entenda agora quais são os maiores desafios de um coordenador pedagógico e o que é possível realizar para vencê-los no dia a dia de uma instituição de ensino.
Gerenciar as dificuldades do dia a dia
O coordenador pedagógico é um profissional que muitas vezes atua como um “apagador de incêndios”. Ele resolve problemas pontuais com bastante frequência, o que o impossibilita de desenvolver e aplicar ações de longo prazo que ajudariam bastante a solucionar a raiz de todos os infortúnios vivenciados na escola. Tais profissionais precisam atentar-se à necessidade de agir preventivamente, e não reativamente, para que os níveis educacionais sejam cada vez melhores.
Outro desafio do coordenador pedagógico está na formação de equipes que o apoiem em sala de aula na resolução de situações emergenciais. É preciso desenvolver nos professores competências de gestão de conflitos para que pequenos problemas sejam resolvidos rapidamente, de forma que eles não venham a prejudicar o ambiente de aprendizado.
Ter autonomia para realizar suas funções
Os diretores precisam ver os coordenadores pedagógicos como um importante ponto de apoio na coliderança da instituição de ensino. Juntos, eles têm o papel de desenvolver o projeto pedagógico escolar e de apoiar os professores na aplicação dos parâmetros acordados para sala de aula. Mas mesmo que este trabalho seja feito em conjunto, quem se faz presente durante toda a averiguação, quem ajusta o processo e oferece a todos feedbacks é o coordenador pedagógico. Por isso, este profissional precisa ter autonomia para transitar entre os docentes e a direção, a fim de solucionar questões com agilidade, ser capaz de transmitir mensagens claras e objetivas e, o mais importante, proporcionar um ambiente de aprendizagem que seja funcional e favorável aos alunos.
Contar com o apoio da direção e dos professores para aprimorar os processos pedagógicos
Uma das funções do coordenador pedagógico é a de introduzir no ambiente escolar novas práticas que beneficiem o seu trabalho, os processos de aprendizagem e os de avaliação dos alunos. Mas, por mais que a inserção de novas metodologias e novos processos já seja entendida como necessária para aprimorar os processos de absorção de conteúdos, e para dinamizar as atividades burocráticas de todos os profissionais de uma escola, ainda assim, muitos coordenadores encontram dificuldades para receber o apoio da direção e dos docentes na implementação dessas novas práticas.
É preciso convencer o diretor a direcionar recursos para algo desconhecido até então e fazê-lo acreditar, efetivamente, na funcionalidade e nos benefícios que serão obtidos. Além disso, o coordenador precisa ser capaz de transmitir as vantagens também para quem irá utilizá-las (professores), a fim de conseguir essa crença e a consequente adesão daqueles que terão contato direto com as novas práticas.
Atualmente, é comum observarmos esse dilema na adoção de tecnologias educacionais. Os coordenadores gostam da ideia, mas precisam conseguir investimentos por parte da direção e, posteriormente, a adesão dos professores. Por isso, fizemos alguns materiais interessantes para você alinhar toda a equipe para um mesmo caminho.
Ebook para os diretores: “6 motivos para investir em tecnologias educacionais na sua escola”
Ebook para os professores: “Como a tecnologia aproxima o professor do aluno”
Espero que gostem e até o próximo post da série “Maiores desafios”, em que falaremos sobre os principais desafios encontrados pelos professores!!
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