3 problemas que atrapalham os seus alunos a aprender mais e como ajudá-los
O bom desempenho dos alunos em sala de aula não está restrito à didática dos professores em si. Ele também está ligado a questões mais peculiares, como o comportamento do aluno dentro e fora da sala de aula, traços relacionados à sua personalidade, a questões sociais e psicológicas, entre outros.
Saber identificar esses elementos é o primeiro passo para ajudar seus alunos a aprenderem sempre mais.
Neste post falaremos sobre alguns problemas que parecem ser comuns ao ambiente acadêmico, para que você aprenda a identificá-los e possa ficar atento a algumas possibilidades para solucioná-los.
Confira a seguir:
1. Deficit de atenção
O deficit de atenção (TDA) é um transtorno de aprendizagem que afeta cerca de 5% das crianças. É caracterizado por uma dificuldade do aluno em manter o foco, a atenção e a concentração em diversas atividades, além de grande inquietude e impulsividade.
Como identificar
Geralmente, o deficit de atenção coexiste com outros transtornos de aprendizagem relacionados à leitura, habilidades matemáticas ou à escrita. Para identificar o TDA, o professor deve ficar atento a essas condutas e, havendo suspeita do distúrbio, encaminhar o aluno a profissionais especializados, como psicopedagogos e psicólogos. Após as análises iniciais e havendo necessidade, o aluno será conduzido a neurologistas, psiquiatras ou neuropediatras para o diagnóstico clínico.
O diagnóstico do TDA deve ser multidisciplinar e demanda uma avaliação rigorosa, uma vez que existem evidências tanto de subtratamento quanto de diagnóstico equivocado do distúrbio, o que tem aumentado demasiadamente o número de pessoas diagnosticadas no país.
Como ajudar
Uma boa dica para ajudar o aluno em seu processo acadêmico é incentivar o uso de ferramentas tecnológicas, como materiais audiovisuais, vídeos e computadores. Ferramentas tecnológicas aumentam o interesse do aluno pela tarefa, mantendo sua atenção por mais tempo. Outra dica é pedir o aluno para repetir as orientações, falar com ele olhando em seus olhos e realocá-lo de lugares da sala que tenham muitos estímulos desviantes da atenção.
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2. Hiperatividade
O comportamento hiperativo pode ou não coexistir com a falta de atenção e fazer parte ou não da sintomatologia de TDA, que seria descrito, portanto, como Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade.
Como identificar
O aluno hiperativo, embora não tenha necessariamente um transtorno, demonstra um comportamento de inquietude e impulsividade atípicos, o que pode ser prejudicial ao seu desenvolvimento biopsicossocial e acadêmico.
Como ajudar
Como o estudante é mais irrequieto, enérgico e possui maior facilidade em abstrair-se e desconcentrar-se, algumas dicas para ajudá-lo a manter uma postura mais plácida, contribuindo para um aprendizado mais eficiente, envolvem mantê-lo nas primeiras fileiras da sala e afastá-los de portas e janelas, para evitar a distração.
Além disso, vale intercalar atividades de alto e baixo interesse, dar orientação adicional ao final das aulas, pedir ajuda à criança (como buscar materiais, por exemplo) no sentido de fazê-la movimentar-se e recuperar o autocontrole quando estiver agitada.
3. Problemas de relacionamento
Problemas de convívios sociais e afetivos podem interferir negativamente no aproveitamento em sala de aula.
Como identificar
O aluno é mais contido e tímido dentro da sala de aula, aparentando desânimo e desmotivação, além de ter o costume de ficar sozinho e não formar círculos de amizade.
Como ajudar
Você pode conversar com os pais da criança para verificar como é sua rotina dentro de casa, orientá-los a buscar ajuda de psicólogos e estar em contato com o estudante, incentivando-o a relacionar-se com os colegas.
Fique atento às diferenças
O professor ideal é aquele que possui a habilidade de saber perceber seus alunos, cada um com suas características. Avaliar as diferenças individuais, dentro da sala de aula, é o passo mais importante para ajudá-los no processo de aprendizagem, pois é a partir daí que se torna possível formular estratégias para lidar com os problemas identificados.
E você, o que faz para ajudar seus alunos que apresentam dificuldades em aprender? Compartilhe conosco! Nós também queremos aprender com você.
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