
Nos primeiros anos na escola, quando ainda não se saber ler ou escrever; nas séries que marcam a turbulenta passagem pela adolescência e até no temido e antecipado vestibular; durante os semestres iniciais da faculdade e nos instantes finais da pós-graduação… Não importa a idade ou o período da vida, os professores são sempre figuras influentes na vida dos alunos!
Mais do que talento ou aptidão natural e espontânea, é preciso esforço e dedicação, para superar as adversidades de uma sala de aula e se tornar uma figura norteadora marcante e positiva para os alunos.
Ficou curioso? Quer saber como alcançar isso? Então continue conosco e conheça os segredos que existem por trás do trabalho dos melhores mestres!
Tenha empatia
Eis uma dica importante: antes de começar o semestre letivo ou dar início a primeira aula da semana, coloque-se no lugar do aluno. Quais são os possíveis temores, medos e dificuldades?
Qual é a melhor maneira de ajudá-los a alcançar metas e objetivos? Compreender o que se passa na mente da classe é o primeiro passo para se conectar emocionalmente com os alunos e construir uma relação repleta de confiança e reciprocidade.
Seja paciente
Uma turma é, geralmente, composta por estudantes com as mais diversas trajetórias e ritmos de aprendizado. E é comum que uns tenham mais facilidade que outros em determinados assuntos. Por isso, paciência é fundamental: não tenha preguiça ou má vontade de explicar o mesmo conteúdo uma, duas ou até três vezes. Quem sabe quatro. Pergunte frequentemente se alguém tem alguma dúvida.
Questione a si mesmo se você expôs a matéria da melhor forma possível. Houve clareza? Objetividade? Será que você fez realmente um bom trabalho? Além disso, ao final de cada aula, certifique-se de que o assunto foi verdadeiramente compreendido por todos os alunos da turma, sem exceções. Não deixe ninguém ir para casa inseguro ou desestimulado!
Criatividade a mil
Um dos grandes desafios de todo professor é prender a atenção dos alunos durante as aulas, não é verdade? Para contornar essa dificuldade, é preciso lançar mão de uma série de estratégias inovadoras e criativas. Que tal exibir um filme ou documentário e propor uma discussão nos minutos seguintes?
Estabeleça um debate em cima das principais questões lançadas pelo produto audiovisual. A mesma lógica pode funcionar para uma música, quadro ou escultura. Por isso, use a internet a seu favor! Procure aplicativos educativos, proponha à turma desbravar a internet em busca de informações. Além disso, que tal fazer um passeio ao ar livre? Uma visita a um museu? Converse com a diretoria para colocar esses projetos em prática!
Mantenha-se atualizado
Pode parecer bobo, mas vários professores se esquecem disso quando começam a dar aulas. Um verdadeiro mestre é também um eterno aluno! Para oferecer o melhor aprendizado para seus estudantes, mantenha-se constantemente atualizado.
Pesquise na internet, leia artigos e publicações científicas. Dedique uma parte do dia ou do precioso fim de semana para o assunto de sua especialidade. Quanto mais preparado você estiver, mais confiante e mais apto estará para transmitir conhecimento à sua turma.
Não seja o centro das atenções
As aulas expositivas podem até ter o seu papel no ciclo do aprendizado, mas uma aula composta exclusivamente de palestras por parte do professor pode ser enfadonha, desestimulante e até ineficaz.
Por isso, é fundamental dar espaço ao aluno: proponha debates, conversas, dinâmicas e práticas em grupos. Deixe que seus alunos falem, exponham suas ideias e até ensinem para os demais. Essa é a melhor forma de garantir a retenção do conhecimento e o correto aprendizado.
Peça feedbacks
Acha que somente os alunos devem passar por avaliações? Talvez seja hora de rever essa ideia! No final do semestre ou do ano letivo, peça a seus alunos um feedback sobre as aulas. O que funcionou e o que não funcionou? O que pode melhorar?
Escute as críticas com atenção, aprecie os elogios e desafie-se a fazer melhor na próxima vez. Essa é a forma mais eficaz de garantir um crescimento profissional contínuo e a satisfação da turma com o seu rendimento em sala de aula.
E então, o que achou das nossas dicas? Conhece outros segredos dos melhores professores? Conte pra gente e acompanhe o nosso blog, para mais postagens como esta!