Como usar as redes sociais para captar alunos para a sua escola
Luísa França out 30, 2017

Como usar as redes sociais para captar alunos para a sua escola

O marketing digital é uma excelente forma de divulgar a escola e de se relacionar com o seu público — alunos, pais e responsáveis. Isso porque a internet oferece diversas possibilidades de trabalhar a marca e as ações da instituição. Porém, como fazer para captar alunos nas redes sociais?

Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter são algumas das plataformas utilizadas pelas pessoas para as mais diferentes formas de interação. No marketing digital as redes sociais, além de permitirem a criação de contas corporativas, também possibilitam o acompanhamento das ações da escola.

Com essas plataformas é possível planejar, criar e monitorar estratégias voltadas para redes sociais, permitindo ao setor de marketing das escolas captar novos alunos nas redes sociais e se relacionar com os estudantes que já fazem parte do corpo discente.

Além de dar todo o apoio para as campanhas de marketing digital, as mídias sociais não exigem altos investimentos para desenvolver ações. Para manter um perfil ou conta eficiente é necessário, principalmente, dedicação para gerenciar os conteúdos, interagir com os seguidores e acompanhar os dados de desempenho.


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Marketing digital e captação de alunos

Apesar de oferecerem facilidades e se mostrarem como excelentes alternativas para a divulgação de escolas, as mídias sociais exigem algumas práticas para que possam gerar os resultados esperados em cada campanha. Portanto, é necessário planejar-se e dedicar-se aos seus perfis, acompanhando continuamente o que anda acontecendo em cada conta.

Com isso em mente, os próximos parágrafos vão mostrar como captar alunos nas redes sociais.

Entenda seu público e escolha o melhor canal

Para uma boa estratégia de marketing digital é necessário conhecer bem quem é o público com quem você vai se comunicar. Uma escola, por exemplo, geralmente se comunica sobretudo com dois perfis: os estudantes — sejam os que já estão na instituição ou aqueles que estão sendo captados — e os pais e responsáveis dos alunos (matriculados ou não).

Cada um desses públicos apresenta características diferentes, o que significa que seus membros utilizam mídias sociais distintas e se comportam de maneira própria em cada uma delas. Conhecer esses hábitos facilita a comunicação com essas pessoas e aumenta as chances de sucesso das suas estratégias na internet.

Além disso, conhecer os canais de comunicação em que o seu público-alvo está faz com que a sua mensagem chegue ao destinatário. Caso contrário, corre o risco de você dedicar tempo e esforço em uma mídia social na qual as pessoas de seu interesse simplesmente não estão. Isso acabaria prejudicando a sua estratégia.

Invista em conteúdo de qualidade

Quando falamos em mídias sociais também falamos de conteúdo. Sem um material de qualidade, dificilmente a sua escola chamará a atenção dos alunos, das suas famílias e da comunidade. Consequentemente, também será mais difícil se relacionar com eles e criar uma estratégia relevante de captação de estudantes.

Assim como na definição de qual rede social usar, a produção de conteúdo também exige um bom conhecimento do público-alvo. Afinal, é preciso produzir artigos, posts, vídeos e outros materiais que estejam alinhados aos interesses, desejos e anseios dos alunos e seus pais.

Lembre-se: os estudantes querem conteúdos criativos, atrativos e educativos e que os levem a se relacionar entre eles e com a própria escola. Já os pais desejam informações que comprovem a qualidade da instituição, que mostrem atividades interessantes e tirem as suas dúvidas sobre o modelo de ensino.

Além de despertar o interesse do seu público-alvo, esses conteúdos ajudam a criar um sistema de relacionamento que tem um papel importante na fidelização dos alunos atuais. É mais um instrumento para fortalecer a imagem institucional da escola e criar uma identidade de instituição próxima das pessoas.

Saiba a hora de abordar as matrículas

Tanto o gestor escolar quanto a equipe de marketing e de comunicação desejam ver o aumento no número de matrículas a partir dos trabalhos nas mídias sociais. Porém, não tente bombardear a sua timeline com postagens e propagandas com o período de inscrições, pois não terá o resultado desejado!

Todas as ações que você desenvolve nas redes sociais têm o objetivo de despertar interesse, cativar e, por fim, captar novos alunos. Dessa forma, é preciso ter um foco claro na geração de conteúdo que consiga atrair essas pessoas e, posteriormente, saber o melhor momento de apresentar uma proposta a um possível cliente.

Essa apresentação deve acontecer no momento certo. É por isso que manter um bom relacionamento com o seu público é essencial. Vamos a um exemplo: um pai, após ter contato com suas publicações, começa a tirar dúvidas sobre a instituição. Esse interesse pode se transformar em uma nova matrícula.

Mensure os seus resultados

Para construir uma estratégia online eficiente é preciso acompanhar e documentar todas as ações feitas em cada rede social. E isso envolve analisar os resultados de suas campanhas. Esses dados ajudarão você a entender o que funciona com o seu público-alvo e o que não funciona e, com isso, vão contribuir para o aprimoramento do seu trabalho.

É por meio dessa mensuração que você conseguirá determinar a melhor linguagem para se relacionar com os pais e responsáveis e qual a melhor linguagem para dialogar com os alunos. Além disso, saberá em qual tipo de conteúdo vale a pena investir e quais materiais não devem ser usados na divulgação da escola.

A mensuração também deve ser estendida para o acompanhamento do que está sendo dito sobre a sua escola. As pessoas comentam e compartilham ideias que envolvem a instituição; saber o que está sendo dito ajuda a preparar estratégias para possíveis crises e identificar oportunidades nas mídias sociais.

Pode parecer bastante trabalho para captar alunos nas redes sociais, porém, as plataformas online se mostram bastante eficientes nesse processo, sobretudo por configurarem ambientes acessados tanto pelos jovens quanto pelos pais e responsáveis, o que abre um leque de oportunidades para quem souber explorar essas ferramentas tecnológicas.

Portanto, fique atento aos pontos apresentados neste artigo, desenvolva a sua estratégia, acompanhe os resultados gerados e veja a diferença que as mídias sociais podem fazer para a captação de alunos!

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