Por que incentivar os jovens a criar uma rotina de estudos?
Daniela Panteliades ago 27, 2015

Por que incentivar os jovens a criar uma rotina de estudos?

Estudar em casa pode ser muito mais fácil e produtivo se o aluno criar uma rotina de estudos fixa, em vez de se dedicar de maneira aleatória. No entanto, não costuma ser fácil convencê-los da relevância desse hábito.

Por mais que todos saibamos intuitivamente da necessidade do estudo diário, é sempre bom ter argumentos sólidos para orientar melhor os nossos alunos.

Pensando nisso, no post de hoje vamos falar sobre a importância de incentivar os jovens a criar uma rotina de estudos. Continue conosco e confira!

Organização

Ao criar uma rotina, o estudante precisa primeiro estipular quanto tempo ele tem disponível para estudar diariamente e, depois, checar quais tarefas e conteúdos serão trabalhadas nas próximas semanas. Assim, ele pode dividir as atividades por horas ou dias da semana, estabelecendo quais são suas prioridades.

Para escolher as prioridades certas, ele precisa de uma agenda sempre atualizada, com datas de provas e trabalhos para entregar. No momento em que essa organização se tornar um padrão de trabalho, ele não vai mais precisar passar suas madrugadas estudando ou fazendo trabalhos dos quais havia se esquecido. Isso tem uma influência muito positiva em sua saúde e também na atenção em sala de aula no dia seguinte. Não deixar pendências se acumulando para a véspera também elimina os níveis de estresse, que comprovadamente atrapalha a memória e a cognição.

Ambiente ideal

Para além do tempo, a organização precisa se estender ao plano espacial. A criança e o adolescente devem ter um cantinho em casa onde consigam se concentrar. O ideal é que o lugar tenha boa luminosidade, cadeira e mesa confortáveis, além de espaço suficiente para ter todos os materiais que vai utilizar à mão.

Baixe aqui nosso ebook gratuito para educadores e conheça seis ótimas maneiras de identificar as dificuldades dos alunos!

O ambiente escolhido deve ser o mais isolado possível também de distrações da casa. Afinal, será muito mais difícil se concentrar em química, por exemplo, se o irmão estiver assistindo ao seriado preferido no mesmo cômodo. Portanto, os pais e toda a família precisam respeitar o momento e o espaço de estudos. E isso é mais fácil de se conseguir quando existe um esquema fixo, em que o aluno estude sempre no mesmo horário e local.

Autoconhecimento

Ao estudar constantemente e sem afobamento, o aluno vai entender em quais matérias têm mais facilidade e para quais precisará se empenhar mais arduamente. Para isso, ele pode-se valer de aplicativos que oferecem diversos exercícios e apontam os conteúdos que precisam ser melhor trabalhados. Também saberá quais os tipos de estratégia de estudo são mais eficientes para ele e, com o tempo, passará a aplicá-las naturalmente.

Ainda, é possível descobrir qual é o melhor ritmo. Para a maioria, fazer breves intervalos, que podem ser cinco ou dez minutos, a cada uma hora de estudo, faz com que o cérebro descanse e volte a se concentrar. Mas isso não é uma receita de bolo: cada um deve se esforçar de acordo com suas características naturais.

Rotina de estudos faz cérebro atuar em seu favor

O nosso cérebro trabalha por associações. Às vezes nem estamos com fome até sentir um cheiro bom de comida, que abre o nosso apetite na hora. Mas ele não se restringe a cheiros e paladar. O cérebro associa tudo: lugares, horários, sensações etc. Ao montar uma rotina de estudos, sempre em um mesmo horário e um local, o cérebro já vai associar aquela situação à necessidade de concentração.

Um estudo eficiente nunca é o de véspera. O cérebro precisa de tempo e repetição para transformar memórias de curto prazo em memórias de longo prazo. E isso só acontecerá se estudar se tornar um hábito regular. A prática leva ao sucesso não apenas nos esportes, mas  também nos estudos.

Quer ajudar seus alunos a planejarem melhor suas rotinas de estudos? Confira nosso ebook Seis Maneiras de Identificar as Dificuldades dos Alunos”!  

Cometários

Comentários