Entenda a importância da proposta pedagógica da escola
Luísa França nov 09, 2016

Proposta Pedagógica da Escola

A era da hiperconectividade e informação trouxe consigo profundas transformações em todos os níveis de nossa sociedade. E isso não poderia ser diferente quando se fala em educação. Dentro desse contexto, a proposta pedagógica da escola é um documento que passou a ter uma importância crucial quando o assunto é uma instituição de ensino bem-sucedida e alinhada às novas demandas sociais.

Hoje em dia, além das disciplinas e conhecimentos tradicionais, conceitos de tecnologia e acesso à informação, inclusão social, direitos humanos, ética, cidadania, relação com o meio ambiente, entre outros estão sendo incluídos nos currículos de muitas escolas, das mais diversas maneiras.

O objetivo?

A formação de adultos conscientes de suas responsabilidades, atuantes socialmente, cientes da realidade onde estão inseridos e ávidos pelos mais diversos tipos de conhecimentos.

Entretanto, assim como em qualquer outra área, o ramo da educação também passa por períodos de “modismos”, com teorias pedagógicas sendo alavancadas e disseminadas sem o devido cuidado e aprofundamento ou reflexão crítica. Obviamente, os resultados disso podem ter o efeito inverso ao esperado, trazendo prejuízos a toda comunidade escolar.

Mas afinal, onde a proposta pedagógica da escola realmente se encaixa em todo esse processo de melhoria e adaptação à nova realidade de ensino e aprendizado e qual é a sua importância efetiva?

É exatamente sobre isso que falaremos nesse texto. Continue acompanhando a leitura e fique por dentro desse assunto!

O que é uma proposta pedagógica?

A proposta pedagógica da escola está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, e tem como objetivo principal garantir a autonomia das instituições de ensino no que se refere à gestão de suas questões pedagógicas, administrativas e financeiras. Na prática, se trata de um documento que define a linha orientadora de todas as ações da escola, desde sua estrutura curricular até suas práticas de gestão.

A proposta pedagógica geralmente está baseada em uma linha educacional proposta e descrita em determinada teoria pedagógica, como o Construtivismo, por exemplo, que tem ganhado muita força ultimamente. Porém, independentemente da linha teórica que determinada escola deseja seguir, é necessário esclarecer que cada uma delas possui seus próprios valores, dificuldades, vantagens e desvantagens, e que podem ser adaptadas a diferentes realidades escolares.

A boa notícia é que a Lei de Diretrizes e Bases não se constitui em um conjunto de normas rígidas, que devem ser seguidas ao pé da letra.

Dessa maneira, essa flexibilidade permite que cada escola esteja livre para elaborar sua proposta pedagógica de acordo com seus interesses, de seus alunos e da comunidade onde está inserida.

Entretanto, apesar de poder adaptar os conteúdos e disciplinas com certa liberdade, as instituições de ensino devem, obviamente, estar atentas às orientações contidas nas diretrizes curriculares elaboradas pelo Conselho Nacional de Educação e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

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Quem participa e o que deve conter a proposta pedagógica da escola?

Independentemente da teoria que sirva como base para a estruturação de uma proposta pedagógica, a questão mais importante e que funciona como uma garantia de sua real efetividade, é a participação e contribuição de todos os envolvidos na comunidade escolar.

Professores, alunos, coordenação, pais e comunidade devem opinar, comentar e apresentar tópicos que sejam relevantes e adequados à realidade da instituição e ao local onde está inserida.

Como fazer isso?

A melhor opção, sem dúvida, está na promoção de espaços para que cada parte envolvida no processo educacional possa expor seus argumentos e interesses. Dessa forma, cria-se um espaço de colaboração coletiva que tem a capacidade de harmonizar as diferenças entre os grupos e fazer valer o que é melhor para todos, especialmente para os alunos.

Afinal, toda e qualquer proposta está voltada ao desenvolvimento e aprimoramento intelectual, social e educacional das crianças, levando em consideração suas necessidades.

Uma proposta pedagógica que preveja aulas de algum idioma estrangeiro fora do horário escolar pode revelar-se uma excelente estratégia em instituições com alunos predominantemente pertencentes a classes mais baixas e que não possuem condições financeiras de arcar com cursos de línguas, por exemplo. Por outro lado, essa mesma proposta pode não render frutos em escolas com alunos de classe média ou alta.

Esses exemplos demonstram, na prática, a importância extrema de inserir todos na discussão e formulação da proposta pedagógica. Ela deve estar, acima de tudo, alinhada ao local, comunidade e público-alvo que atende para que gere os resultados esperados.

Também é essencial que a proposta pedagógica esteja em constante revisão, realinhamento e replanejamento. De nada adianta convocar os esforços de todos na elaboração desse documento se ele ficar engavetado e só for revisto ao final de cada ano. Para que seja efetivo, ele deve estar em constante discussão, aprimoramento e adequação à realidade escolar.

Qual sua importância?

A proposta pedagógica da escola é o documento que define a sua identidade e determina como ela se relacionará com todos os envolvidos na comunidade escolar.

Somente com essa afirmação já se pode ter uma noção bastante precisa de sua importância, certo?

Porém, acima de tudo, uma instituição de ensino que possui uma proposta pedagógica bem elaborada e eficiente poderá observar impactos muito significativos na captação e retenção de alunos, na qualidade do ensino por ela promovido e nos níveis de satisfação e contentamento do corpo docente, dos alunos e de suas respectivas famílias.

Entretanto, para que se possa obter resultados consistentes, é crucial que se consiga alinhar teoria e prática. Um planejamento meticuloso e que conte com a participação de todos, a preparação dos materiais adequados à proposta, a organização do currículo e, principalmente, uma excelente formação continuada do corpo docente são itens essenciais quando se fala em uma proposta pedagógica realmente eficiente.

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Agora é a sua vez de colaborar!

» A proposta pedagógica da escola onde você trabalha está alinhada ao cotidiano escolar?

» Como ela impacta os processos de ensino da instituição?

» Você é capaz de visualizar sua importância?

Compartilhe sua experiência, opiniões e dúvidas nos comentários e contribua para enriquecer a discussão sobre esse assunto! Não se esqueça de continuar acompanhando o blog para ficar por dentro dos nossos conteúdos!

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