ENEM 2017: confira as principais mudanças para este ano
Luísa França mar 09, 2017

ENEM 2017: confira as principais mudanças para este ano

No dia 09/03/2017, o Ministro da Educação Mendonça Filho e a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) Maria Inês Fini divulgaram os resultados da consulta pública (que recebeu mais de 600 mil respostas) e anunciaram as principais mudanças para o ENEM 2017.

Veja abaixo quais foram elas, bem como a nova Portaria do ENEM e o Edital do Exame para 2017:

Aplicação do ENEM 2017

Os resultados da consulta pública indicaram a preferência pela prova aplicada em dois dias – dois domingos consecutivos.

enem-2017-mudancas

Sendo assim, o ENEM 2017 será aplicado em DOIS domingos consecutivos – 5 e 12 de novembro. Os principais benefícios dessa medida é aliviar os estudantes da “maratona” de provas, que entre 2009 e 2016 aconteceu em um único final de semana – sábado e domingo – e resolver uma “demanda histórica” dos sabatistas. Os sabatistas, aqueles que guardam o sábado devido à religião, ficavam isolados até o pôr do sol, mas agora isso não será mais necessário, já que as provas acontecerão somente aos domingos.

Atendendo a milhares de solicitações, a Redação passa a ser realizada no primeiro domingo, 05/11, juntamente com as provas de Linguagens e Ciências Humanas, com duração de 5 horas e 30 minutos.

No segundo domingo, 12/11, serão realizadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza, com 4 horas e 30 minutos de duração.

Formato do ENEM 2017

A prova CONTINUA no formato IMPRESSO: 70% dos participantes da consulta pública votaram contra a prova no computador.

enem-2017-mudancas-2

Inscrições do ENEM 2017

As inscrições para o Exame vão acontecer a partir de 10h00 do dia 8/05 até às 23h59 do dia 19/05 de 2017 (horário de Brasília).

Edital ENEM 2017

O Edital do ENEM 2017, publicado no dia 1o de abril, traz todas as mudanças para o Exame deste ano:

» Conforme dito anteriormente, as provas serão aplicadas nos dias 5 e 12/11, às 13h30 (horário de Brasília). Os portões ficarão abertos de 12h00 às 13h00;

» No primeiro dia serão aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, com duração de 5h30.

» No segundo dia, as provas de Ciências da Natureza e Matemática serão realizadas, com duração de 4h30;

» A nota do ENEM poderá ser usada como mecanismo de acesso ao Ensino Superior;

» Serão considerados treineiros os alunos que concluirão o Ensino Médio depois do ano letivo de 2017. Os treineiros não poderão usar seus resultados para tentar uma vaga no Ensino Superior, mas poderão fazer o Exame a fim de avaliar os seus conhecimentos;

» O Edital garante o atendimento especializado aos participantes que o requererem no ato da inscrição, mediante apresentação de laudo médico no mesmo momento;

» O valor da taxa de inscrição do ENEM 2017 será de R$82. Ela deverá ser paga até o dia 24/05;

» Os locais de prova do ENEM serão informados no Cartão de Confirmação da Inscrição, bem como a indicação da opção de língua estrangeira e da necessidade de atendimento especial quando for requisitado;

» Para realização das provas, é obrigatória a apresentação de um documento oficial original com foto;

» Os participantes deverão utilizar caneta esferográfica preta fabricada em material transparente;

» O Cartão-Resposta do ENEM 2017 virá encadernado no Caderno de Questões e deverá ser destacado no decorrer da prova, de forma que não será necessário indicar a cor do Caderno no Cartão-Resposta;

» Os Cadernos de Questões serão personalizados com o nome e o número de inscrição do aluno.

Certificação de nível de ensino

O ENEM 2016 possibilitou a certificação dos estudantes com mais de 18 anos que ainda não haviam concluído o Ensino Médio.

Em 2017, isso NÃO será possível através do ENEM. Essa certificação de nível de ensino acontecerá somente com o ENCCEJA – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

A certificação pelo ENCCEJA pode acontecer para dois níveis de ensino: Fundamental (jovens e adultos com mais 16 anos) e Médio (jovens e adultos com mais de 18 anos).

A data de aplicação do ENCCEJA está prevista para ANTES do ENEM 2017.

Atendimentos especializados

Os candidatos podem solicitar atendimentos especializados durante a inscrição. Aqueles que alegarem doenças como diabetes e que necessitarem de 1 hora a mais para realização do exame devem fazer essa solicitação no ato de inscrição e comprovar sua necessidade também nesse momento. Em 2016, foram recebidos 68.907 requerimentos de tempo adicional nos dias de aplicação das provas.

Gratuidade do ENEM 2017

Segundo a portaria nº 468, publicada no dia 3 de Abril de 2017, serão isentos do pagamento:

I – os concluintes do ensino médio, em qualquer modalidade de ensino, matriculados em instituições públicas de ensino declaradas ao censo escolar da educação básica;

II – aqueles que se enquadrarem no disposto nos incisos I e II do parágrafo único do art. 1o da Lei no 12.799, de 10 de abril de 2013, obedecidos os requisitos complementares estabelecidos no edital do Exame; e

III – os que se declararem membros de família de baixa renda, nos termos do Decreto no 6.135, de 26 de junho de 2007.

Os alunos que solicitarem a isenção do pagamento da inscrição para o ENEM 2017 deverão informar, no ato da inscrição, o seu Número de Identificação Social (NIS), que poderá ser consultado no próprio sistema de inscrição. Havendo o direito, a isenção será concedida.

Esse direito será concedido a estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e a jovens cadastrados no CadUnico, junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Reforma Agrária.

O participante que se enquadrar nas situações de isenção previstas nos incisos II e III do caput do artigo e não comparecer para a realização das provas perderá o benefício da gratuidade para a próxima edição do ENEM, salvo se justificar a sua ausência por meio de atestado médico ou outro documento oficial que comprove a impossibilidade do seu comparecimento.

Resultados ENEM 2017

O ENEM 2017 terá seu resultado divulgado no dia 19 de janeiro de 2018.

Os resultados do ENEM 2017 serão divulgados por:

»  Área do Conhecimento
»  Aluno
»  Base consolidada para o uso de programas governamentais: Sisu, ProUni, FIES e outros.

NÃO haverá a divulgação do resultado por escola. Segundo a presidente do Inep, Maria Inês Fini, o ENEM não foi criado para avaliar a escola e sim os estudantes.

“O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) do Ensino Médio passará a ser universal e não mais amostral para escolas públicas e privadas. Isso permitirá o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) por escola.” (Conforme link de referência do Inep, consultado às 12h26 do dia 09/03/2017)


Leia também:

Saeb: Sistema de Avaliação da Educação Básica

Ideb: Índice de Desenvolvimento da Educação Básica


Segundo a Portaria nº 468, divulgada no dia 4 de Abril de 2017,

“… o objetivo primordial do ENEM é aferir se aqueles que dele participam demonstram, ao final do ensino médio, individualmente, domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna e se detêm conhecimento das formas contemporâneas de linguagem.”

Os resultados deverão possibilitar, segundo o artigo 3 dessa mesma portaria:

1) a autoavaliação do participante;

2) o aperfeiçoamento do currículo do ensino médio;

3) a utilização do exame como mecanismo para acesso à educação superior;

4) o acesso a programas governamentais;

5) a seleção para diferentes setores no mundo do trabalho;

6) o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.

Segurança de impressão das provas

As gráficas responsáveis pela impressão irão personalizar tanto os cadernos de provas quanto os cartões de resposta com nome e número de inscrição do candidato. Assim, os alunos NÃO vão precisar preencher a COR da prova nos cartões de resposta.

Treineiros

Em postagem no Facebook, assim como no Edital do Exame, o Ministério da Educação (MEC) confirmou que os treineiros poderão fazer as provas do ENEM 2017.

Simuladão ENEM AppProva

O AppProva organiza, ao longo do ano, quatro simulados online nos moldes da prova do ENEM para que os alunos possam se preparar para o Exame. Além disso, as escolas podem se cadastrar para receber um Relatório de Desempenho completo e gratuito do resultado dos seus alunos!

Texto atualizado dia 10/04/2017.


Assista abaixo a coletiva de imprensa em que as novidades foram apresentadas:

Referências: Portal do Inep (consultado no dia 09/03/2017 às 12h26) e Edital do ENEM (consultado no dia 10/04/2017 às 21h15)


Cometários

Comentários