12 dicas para mandar bem no ENEM
Luísa França nov 04, 2016

O ENEM chegou!

Veja 12 dicas para mandar bem na prova

Depois de uma verdadeira maratona de estudos ao longo do ano e de muitos rumores sobre a aplicação da prova, o fim de semana do ENEM finalmente chegou! A véspera do exame não é momento para estudar ou revisar qualquer assunto, mas para se preparar física e mentalmente – afinal, são provas longas e que requerem grande atenção.

Sendo assim, o AppProva preparou algumas dicas para te ajudar nesse momento tão importante, para que o seu resultado no ENEM seja o melhor possível!

Antes da prova

1. Descanse bastante!

As provas do ENEM são longas e incluem muitos textos, tabelas, gráficos e imagens para análise, além da redação que você deverá escrever. Sendo assim, procure manter a mente tranquila na véspera do exame. Lembre-se que manter a concentração ao longo de toda a prova pode ser difícil, mas pode fazer a diferença na resolução das questões!

2. Faça refeições leves

Nos últimos momentos antes do exame, não se arrisque experimentando algo novo ou comendo alimentos pesados e gordurosos! Prefira refeições leves, para evitar possíveis enjoos, indigestão, sonolência e até mesmo uma reação alérgica.

3. Confira o trajeto até o local de prova

Imagine se perder no dia do ENEM, a caminho da prova? Isso com certeza geraria um grande nervosismo que pode comprometer o seu desempenho! Por isso, confira o trajeto da sua casa até o local do exame e o meio de transporte que você vai utilizar.

Se você for de taxi ou Uber, por exemplo, vale agendar a viagem no dia anterior. Se você for de ônibus ou metrô, confira os horários do transporte público. Se você for de carro, certifique-se que ele está abastecido!

4. Confira o material que você vai levar para a prova

A prova deve ser feita com caneta esferográfica de tinta preta e material transparente. Sendo assim, separe algumas canetas no dia anterior e certifique-se que todas estão funcionando! Além disso, lembre-se de levar um documento de identidade com foto e o Cartão de Confirmação, disponível na página do participante.

5. Prepare um lanche caprichado para levar para o ENEM

Como serão muitas horas de prova, lembre-se de levar um lanche! Mais uma vez, opte por alimentos leves. Além disso, escolha alimentos fáceis de comer, que não vão sujar suas mãos, por exemplo. Também é importante levar uma garrafinha de água, para se manter hidratado durante a prova!

6. Saia de casa com pelo menos duas horas de antecedência

Chegar no local de prova com tranquilidade e antecedência vai te ajudar a se organizar e a se concentrar nos momentos anteriores ao exame. Lembre-se que o trânsito no dia será intenso por causa do grande volume de pessoas fazendo a prova. Além disso, imprevistos acontecem, então garanta uma margem de segurança para que você chegue a tempo caso algo aconteça!

Durante a prova

 

7. Mantenha a calma!

O ENEM é um momento de grande importância para qualquer aluno, mas não é um bicho de sete cabeças! Manter a tranquilidade vai te ajudar a se concentrar e a fazer uma boa prova.

8. Comece a prova pelas questões que você tem mais domínio

Na hora de responder as questões, faça primeiro aquelas que você tem mais facilidade. Isso vai te ajudar a ganhar confiança e tranquilidade ao longo da prova para então avançar para as questões mais difíceis.

9. Fique atento ao tempo de prova!

Administre o tempo que você gasta em cada questão, considerando aproximadamente 3 minutos por item. Essa é a média ideal para responder toda a prova com tranquilidade!

10. Atente-se às ilustrações e aos textos

As questões do ENEM muitas vezes incluem textos, gráficos, tabelas e ilustrações. Nesses casos, fique atento, porque a resposta muitas vezes está nesses recursos!

11. Capriche na caligrafia da redação

Na hora de escrever a sua redação do ENEM, tenha em mente que ela será lida por outras pessoas! Sendo assim, cuide da sua caligrafia, para que ela seja legível.

12. Cuidado ao marcar o gabarito

Na hora de preencher o gabarito do ENEM, atente-se para marcar todas as questões corretamente e não pular nenhum item. Leia com cuidado as instruções do cartão de respostas para não cometer nenhum erro!

Minha prova foi adiada! E agora?

Se o seu local de prova foi ocupado e sua prova foi adiada, fique tranquilo! O AppProva está organizando uma série de simulados e atividades para te ajudar a manter o ritmo dos estudos.

Seja como for, conte com a gente sempre!

 Dicas para o ENEM

Cometários

Comentários