Conteúdos e Habilidades mais cobrados no ENEM de todos os tempos
Luísa França jun 17, 2016

Conteúdos e Habilidades mais cobrados e errados no ENEM

Para ajudar na preparação para o ENEM e orientar o trabalho dos educadores e da escola, um levantamento a equipe pedagógica do AppProva fez um levantamento que mostra quais foram os conteúdos e habilidades mais exigidos nas provas entre 1998 e 2014.

Para garantir boa pontuação, os alunos devem ficar atentos aos temas recorrentes nas provas.

“Tendo conhecimento dos conteúdos que foram mais cobrados na história do Enem, o estudante pode estudar e se preparar melhor, sabendo que esses temas têm uma probabilidade maior de serem exigidos pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Mas é importante ressaltar que ele não deve deixar de estudar os demais conteúdos”

– afirma Bruno Fonseca, da equipe do AppProva.

Dificuldades

Utilizando os últimos dados fornecidos pelo Inep, referentes ao Enem 2015, foi possível identificar as três disciplinas com mais questões erradas pelos candidatos, sendo elas química, que apresentou apenas 16,5% de acerto (de 18 questões aplicadas), física, com 18,1% de acerto (de 14 questões aplicadas) e literatura, com 21,3% de acerto (de 6 questões).

De acordo com Regina Diaz, coordenadora do Colégio Santo Agostinho, no Rio de Janeiro, compreender enunciados é uma das principais dificuldades vistas nos estudantes brasileiros.

“No Brasil estamos vendo dois obstáculos recorrentes: o aluno que compreende o enunciado, mas desconhece o conteúdo da questão; e o aluno que desconhece até mesmo o que está sendo pedido, o próprio enunciado. A dificuldade de interpretação é bem recorrente,

afirma a pedagoga.

“Existem disciplinas que a maioria dos alunos tem dificuldades sempre: química, física e matemática. Isso acontece pois os estudantes não conseguem se apropriar desses assuntos e compreender como ele faz parte da vida deles. É a famosa pergunta: ‘qual o propósito de aprender isso?’”

De acordo com a pedagoga, os estudantes deveriam ser capazes de responder a essa pergunta com a ajuda da escola: programas que aproximem esses assuntos da vida dos estudantes – como oficinas e palestras – devem ser inseridos desde a infância, para evitar que cheguem ao Enem sem saber aplicar conteúdos das disciplinas.

Simuladão

Mirando na preparação para o exame, o AppProva realiza durante todo o ano simulados com 180 questões, similar ao exame oficial. Para realizar a prova gratuitamente, basta inscrever a escola e divulgar para os alunos.

Confira abaixo os conteúdos mais recorrentes do Enem desde 1998 (por área de conhecimento):

1. Linguagens e Códigos

A área de conhecimento de Linguagens e Códigos é dividida entre língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), literatura, arte, educação física e tecnologias da informação e comunicação.

» Língua Portuguesa

De acordo com o levantamento, o conteúdo mais cobrado em língua portuguesa foi variação linguística, que apareceu em 87 das 470 questões aplicadas entre 1998 e 2014.

» Literatura

No caso de literatura, disciplina que apresentou a terceira maior taxa de erros no Enem 2014, das 99 questões aplicadas desde 1998, 15 cobravam o tema interpretação de poemas. Em 33,3% das questões históricas de literatura os estudantes deveriam ser capazes de relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário, sendo essa a habilidade mais exigida em literatura desde 1998.

» Línguas Estrangeiras

Para o caso das línguas estrangeiras, o conteúdo mais cobrado desde 1998 foi interpretação de textos jornalísticos. Em inglês, o tema abrangeu 21 das 65 questões aplicadas na história do Enem. No caso do espanhol, o conteúdo apareceu em 33 das 65 questões aplicadas na história.

2. Matemática

Desde 1998 já foram aplicadas 856 questões de matemática, sendo a disciplina mais cobrada na história do Enem.

O que os números apurados pela equipe pedagógica do AppProva revelam é que gráficos e tabelas apareceram em 203 questões da história do Enem, sendo o conteúdo mais cobrado entre todas as disciplinas desde 1998 e 2014.

A habilidade que a prova mais exige dos estudantes (abrangendo quase 20% de todas as questões já aplicadas) é a de resolver uma situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos.

3. Ciências da Natureza

Na área de conhecimento de ciências da natureza foram aplicadas 956 questões – divididas entre as disciplinas de biologia, química e física – desde 1998.

» Química

Do total das questões dessa área de conhecimento, 241 foram dedicadas à química, disciplina que mais contabilizou erros entre os estudantes em 2014. Dessas, 57 perguntas eram dedicadas à química orgânica. A habilidade que os estudantes mais devem se atentar para realizar a prova de química (cobrada em 23,3% das questões históricas) é utilizar códigos e nomenclatura da química para caracterizar materiais, substâncias ou transformações químicas.

» Física

Outras 274 questões foram dedicadas à física, a segunda disciplina que os estudantes mais apresentaram dificuldade em 2014. Dessas, 55 perguntas tiveram como conteúdo principal a energia. A habilidade mais cobrada dos estudantes que realizam as provas dessa disciplina é a de caracterizar causas ou efeitos dos movimentos de partículas, substâncias, objetos ou corpos celestes.

» Biologia

Biologia teve 441 questões aplicadas até 2014. Desse número, 193 tiveram como tema principal a ecologia, sendo o segundo conteúdo que mais apareceu nas provas, atrás de gráficos e tabelas (de matemática).

4. Ciências Humanas

A área de conhecimento de ciências humanas e suas tecnologias é separada entre geografia, história, filosofia e sociologia.

» História

No caso de história, com 307 questões aplicadas desde 1998, 18 itens tiveram como tema principal a ditadura militar no Brasil.

» Geografia

Em geografia, do total de 372 questões, 36 tratavam sobre a exploração de recursos naturais. A principal habilidade cobrada nas questões de geografia é a de avaliar as relações entre preservação e degradação da vida no planeta nas diferentes escalas, conteúdo que se relaciona de forma bastante íntima com a exploração de recursos naturais. Essa habilidade foi cobrada em 43 questões, que representam 11,6% de todas as questões de geografia aplicadas desde 1998.

As questões contabilizadas compreendem todos exames oficiais desde 1998, incluindo a segunda aplicação das provas (que são aplicadas para pessoas privadas de liberdade, o Enem PPL), e o Enem cancelado em 2009. Além disso, as questões anuladas oficialmente também não são consideradas. As provas aplicadas antes de 2009 não tinham o formato de 45 questões por área de conhecimento.

Deixe seu comentário abaixo!

 

Cometários

Comentários