Chegando no fim do ano letivo: o que fazer após o ENEM?
Luísa França dez 02, 2016

O ano letivo acabou! E agora?

Ao final do ano letivo, muitos alunos já passaram de ano e também já fizeram o ENEM — principal exame para o ingresso em uma universidade —, o que faz com que os estudantes fiquem um pouco mais relaxados em relação às obrigações da escola e, simultaneamente, ansiosos pelos resultados das provas realizadas.

Tendo isso em mente, esse é um bom momento para os gestores pensarem em ações para manter seus alunos motivados, além de iniciar o planejamento escolar e a preparação para o ano seguinte — inclusive sobre como será a postura adotada em relação ao próximo ENEM.

Preparamos uma série de dicas para organizar a escola no fim do ano letivo.

Fique conosco e confira!

Como fazer para manter os alunos motivados após o ENEM?

Após a realização do ENEM, é natural que os alunos fiquem com um sentimento de dever cumprido e queiram relaxar mais em vez de manter uma rotina de estudos árdua e exaustiva, tal como a que foi mantida durante todo o ano. Ademais, os estudantes também permanecem ansiosos para conferir os resultados e verificar se conseguirão ingressar na faculdade que desejam.

Desse modo, é interessante desacelerar um pouco com o conteúdo formal e investir em outros tipos de atividades para concluir o ano letivo. Podem ser aulas práticas, promoção de discussões e debates, realização de feiras de ciências, atividades fora do ambiente escolar, entre outros.

É claro que a ementa do ano deve ser cumprida, mas atividades de cunho mais informal ajudam os alunos a ficarem motivados, além de também trazerem benefícios à formação do indivíduo.

O que a escola pode fazer no fim do ano letivo para se preparar para o ano seguinte?

Como já abordamos nesse artigo, o período final do ano letivo é o momento de identificar novas possibilidades, realizar novos investimentos e focar em um planejamento consistente para o próximo ano. Além disso, também é interessante já começar a pensar em como será a preparação para o ENEM do ano seguinte.

Nesse contexto, separamos algumas dicas que, certamente, o ajudarão a se preparar para o ano que está por vir.

Foque nas campanhas de matrícula

Sem sombra de dúvidas, um dos processos mais importantes para uma escola é a realização das matrículas. Tendo isso em vista, no final do ano já é a hora certa de começar e pensar em como serão as campanhas de matrícula para o ano subsequente.

Nesse sentido, invista o tempo preparando os contatos, reformulando-os e renovando-os; defina quais serão os preços para os serviços educacionais que serão oferecidos, calculando cuidadosamente o reajuste adotado; pense em eventos que podem ser realizados, levando em consideração os que já existem, e desenvolva um cronograma a ser cumprido com rigor e honestidade.


Veja também: Como se organizar para o processo de matrícula de escola

Veja também: Como a parceria com o AppProva pode te ajudar na campanha de matrículas


Prepare o calendário para o ano seguinte

O calendário é de suma importância para o funcionamento de uma escola, simplesmente porque é ele quem rege toda a organização do tempo que os alunos e funcionários passam na instituição de ensino.

Dessa forma, ele contém informações como a quantidade de horas que os professores de cada matéria vão ter, as avaliações, os feriados e as férias, os dias letivos, os dias de atividades extracurriculares (tais como festas juninas, campeonatos esportivos, apresentações, entre outros) e as atividades pedagógicas (como os conselhos de classe e as paradas pedagógicas).

Assim, ele deve ser reformulado todos os anos a fim de manter aquilo que está dando certo e mudar aquilo que não está. Nesse sentido, professores e pedagogos devem, juntos, montar um calendário que leve em consideração as necessidades dos alunos para que, além de estudar, eles também consigam organizar-se e criar o seu espaço além da sala de aula.


Veja também: Entenda a importância do calendário escolar


Avalie os esforços que estão sendo realizados

Ao final de cada ano, é de suma importância que a escola faça uma lista que contenha um feedback de todos os esforços que estão sendo realizados: tanto os acadêmicos, quanto os sociais.

Nesse sentido, é importante pensar em algumas questões, tais como:

» O esforço começou quando?

» Qual o custo da realização dos esforços em termos de dinheiro, tempo e pessoas?

» Qual o objetivo de realizar o esforço?

» É possível conciliar dois esforços que possuam confluência de objetivos?

Vejamos um exemplo:

Se a escola está desenvolvendo uma campanha que combata o bullying, é necessário fazer uma análise se tal programa está sendo de fato eficaz. Isso pode ser feito por meio de um questionário passado aos alunos, já que eles são o público-alvo de tal programa — e apenas com a opinião deles será possível averiguar a efetividade das ações.

Não hesite em modificar aquilo que não está dando um bom retorno

Complementando o item acima, é imprescindível que não haja hesitação em mudar aquilo que não está trazendo bons resultados — seja porque eles necessitam de muito tempo ou dinheiro, seja porque os resultados estão aquém do esperado ou porque os objetivos não estão sendo cumpridos.

Por exemplo, se a campanha contra o bullying não obteve um bom retorno vindo dos alunos, é preciso que toda sua estratégia seja reavaliada e refeita o quanto antes. Afinal, se os alunos não aprovam, significa que sua estrutura não está adequada, seus objetivos não estão sendo cumpridos e, por conseguinte, recursos estão sendo gastos indevidamente.

O importante é não permanecer inerte frente aos resultados ruins e buscar sempre novas formas de melhorar e ampliar os esforços que estão sendo realizados.

Como mostrar que o ENEM não significa o fim do ano letivo?

O ENEM não significa o fim do ano!

Longe disso, significa que muito trabalho deve ser realizado para o ano seguinte a fim de possibilitar a colheita de bons frutos. Planejar-se e preparar-se são ações que devem ser operadas com antecedência e, por isso, não há tempo a ser perdido.

Gostou do nosso post? Você já começou a se preparar para o próximo ano letivo?

Compartilhe suas experiências nos comentários abaixo!

Saiba mais em nosso ebook gratuito: Trabalhando a motivação de professores: como garantir melhores resultados na sua escola?“:

Ano letivo: Ebook Trabalhando a Motivação de Professores

Cometários

Comentários

[87763]
[87763]
[87763]
[87763]
[CDATA[ function read_cookie(a){var b=a+"=";var c=document.cookie.split(";");for(var d=0;d
[CDATA[ function read_cookie(a){var b=a+"=";var c=document.cookie.split(";");for(var d=0;d