Saiba o que o Colégio ENIAC faz para ser referência em processo educacional
Luísa França jun 13, 2016

Saiba o que o Colégio ENIAC faz para ser referência em processo educacional

Com 154 atividades criadas e mais de 200 mil respostas contabilizadas na plataforma do AppProva em apenas 6 meses, o Colégio ENIAC de Guarulhos/SP, administrado pelo Professor Ruy Guerios, é um fenômeno e um exemplo de como utilizar testes e diagnósticos na melhoria do ensino.

Para conhecer os motivos de resultados tão positivos e entender como traduzir isso em melhoria na qualidade do ensino, conversamos com o Coordenador do ENIAC, Rodnil Silva. Ele contou sobre a trajetória do Colégio até alcançar esse patamar de maturidade, sobre as ações que considera serem diferenciais no processo de ensino e aprendizagem e a participação do AppProva nos resultados alcançados pelo ENIAC.

eniac-resultados

Como funciona a elaboração de atividades e simulados?

Pesquisadores já comprovaram que a realização de exercícios e simulados é uma excelente forma de aprender e de reter os conteúdos aprendidos na escola. Além disso, são fundamentais para preparar os alunos para o ENEM e outros vestibulares importantes do país.

No ENIAC, isso já está incorporado na rotina dos educadores e alunos, só que não foi sempre assim. Rodnil fez uma lista contando como era feito o processo de elaboração, correção e análise dos resultados de atividades e simulados antes e depois da parceria com o AppProva:

“Antes do AppProva, os simulados aqui no ENIAC eram elaborados pelos próprios professores e isso gerava diversos problemas como:

Depois do AppProva, percebemos que as mudanças trazidas nesse processo foram claras e positivas:

  • Simplificou e automatizou o processo;
  • Professores ganharam mais tempo para focar em outras atividades;
  • A gestão dos resultados melhorou;
  • A própria coordenação teve acesso aos resultados de maneira mais rápida e pôde analisar e tomar ações baseadas neles.”

Como fazem a utilização do AppProva?

Inicialmente, Rodnil conta que os professores tinham receio sobre as mudanças trazidas com o uso da plataforma. Porém, devido à facilidade de utilização e com o acompanhamento constante da equipe de suporte do AppProva, essa barreira inicial foi vencida rapidamente e a adesão ao projeto e à proposta aconteceu por todos.

“Após o primeiro treinamento que tiveram, já conseguiram dominar o uso da plataforma. Hoje em dia não fazem mais perguntas sobre como utilizar.”

Nesse quesito, o ENIAC também é um exemplo de evolução. Atualmente possui uma equipe responsável pela criação de atividades através do AppProva e os professores ficam responsáveis pela elaboração de atividades de revisão e para casa.

Esse processo em conjunto facilita a vida dos professores e orienta os conteúdos que devem ser trabalhados em sala de aula.

Como envolveram os alunos nesse processo?

O ambiente tecnológico já faz parte das atuais gerações de alunos. No Colégio, os resultados positivos em relação aos alunos já eram, de certa forma, esperados:

“Isso foi fácil. Utilizando o AppProva, eles estão dentro do ambiente deles, começam a fazer as atividades e simulados e quase não tem dúvidas sobre como utilizar a plataforma.”

“Eles passam grande parte do tempo no celular e na internet, agora eles fazem isso de maneira produtiva e orientada.”

Com isso, os benefícios de utilizar ambientes e elementos familiares aos alunos como aliados no processo de ensino são percebidos pelo Coordenador.

Infraestrutura

Para acompanhar as mudanças na educação trazidas pelos avanços tecnológicos aplicados na área, as escolas têm de se adaptar constantemente.

Para o ENIAC isso é muito claro, o Colégio conta com uma parceria com o Google, onde adquiriu Chrome books – computadores do Google – para o uso de todos os alunos. Sempre que precisam do recurso, os alunos solicitam o empréstimo no setor responsável da escola e devolvem ao final do uso. Isso facilita a realização de simulados e atividades, bem como pesquisas orientadas por professores.

Além disso, a escola investiu em uma rede de wi-fi de alta qualidade, acreditando que os alunos devem ter acesso à todas as informações disponíveis para o aprendizados, e não o contrário.

O Diferencial do ENIAC

O Colégio, certificado em uma norma de qualidade internacionalmente reconhecida, tem em seu processo educacionalcomo é feito o ensino, o diagnóstico e a ação – o principal diferencial.

Rodnil conta que a rapidez com que fazem o teste, diagnóstico e ações a partir dos resultados impressionou inclusive o responsável por avaliar a escola em sua última auditoria.

O AppProva, segundo ele, tem sido fundamental para garantir isso:

“O principal diferencial do AppProva é exatamente o mesmo do ENIAC, a rapidez e facilidade para testar, diagnosticar e melhorar o processo educacional.”

Quer saber mais sobre o AppProva e como alcançar os resultados positivos obtidos pelo ENIAC?

Agende uma conversa com um de nossos especialistas clicando aqui!

 

Cometários

Comentários