Educação Física no ENEM

Arllen Jorge nov 28, 2016

Educação Física no ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) avalia os alunos em 4 grandes áreas do Conhecimento:

» Ciências Humanas e suas tecnologias
» Ciências da Natureza e sua tenologias
» Matemática e suas tecnologias
» Linguagens, códigos e suas tecnologias

Dentro dessas grandes áreas podemos identificar, através da Matriz de Referência do ENEM, as disciplinas tradicionalmente conhecidas, como Física, Biologia e História, e seus respectivos conteúdos.

A partir disso, dentro da grande área de Linguagens, códigos e suas tecnologias podemos encontrar a Educação Física no ENEM. Na prova de Linguagens, realizada no segundo dia de exame, juntamente com a prova de Matemática e Redação, são cobradas 45 questões. Entre elas, conteúdos de Educação Física podem ser cobrados.

Conteúdos e Habilidades de Educação Física no ENEM

A Matriz de Referência do ENEM descreve os “Objetivos de Conhecimento” associados às competências e habilidades exigidas dos alunos em cada grande área. Esses Objetivos do Conhecimento são os Conteúdos Programáticos de cada disciplina que são cobrados em cada questão para avaliar o conhecimento dos estudantes. Dentro dessa estrutura, a Educação Física no ENEM tem os seguintes conteúdos cobrados em suas questões:

Conteúdos

» a linguagem corporal como integradora social e formadora de identidade – performance corporal e identidades juvenis;
» possibilidades de vivência crítica e emancipada do lazer;
» mitos e verdades sobre os corpos masculino e feminino na sociedade atual;
» exercício físico e saúde;
» o corpo e a expressão artística e cultural;
» o corpo no mundo dos símbolos e como produção da cultura;
» práticas corporais e autonomia;
» condicionamentos e esforços físicos;
» o esporte;.
» a dança;
» as lutas;
» os jogos;
» as brincadeiras.

Habilidades

As habilidades que são avaliadas por meio desses conteúdos são:

» Habilidade 9 – Reconhecer as manifestações corporais de movimento como originárias de necessidades cotidianas de um grupo social.

» Habilidade 10 – Reconhecer a necessidade de transformação de hábitos corporais em função das necessidades cinestésicas.

» Habilidade 11 – Reconhecer a linguagem corporal como meio de interação social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos.

Questões de Educação Física no ENEM mais cobradas

A equipe pedagógica do AppProva fez um estudo e identificou quais foram os conteúdos e habilidades mais cobrados no ENEM desde 2009, separados por grandes áreas e disciplinas.

Dentro de Educação Física, o que foi mais cobrado até hoje no ENEM foi:

Educação Física no ENEM: conteúdos e habilidades mais cobrados


Para acessar o estudo completo de todas as disciplinas, clique aqui.

Educação Física no ENEM: guia com os conteúdos e habilidades mais cobradas no exame


Educação Física no ENEM 2016

Dentre as 45 questões de linguagens do ENEM 2016, a equipe pedagógica do AppProva identificou 4 itens relacionados à Educação Física, sendo que duas delas cobravam o conteúdo “práticas corporais e autonomia”, uma cobrava “esportes” e a última cobrava “lutas”.

O que mudou em relação aos anos anteriores foram as habilidades que vinham sendo exigidas. Em 2016, apenas as habilidades H9 e H11 foram cobradas; a habilidade H10 foi deixada de fora dessa vez.

Além disso, para complementar a análise sobre a prova de 2016, do ponto de vista de Educação Física, colocamos abaixo os comentários do Professor Thiago Acampora, do Colégio Liceu Franco – RJ, parceiro do AppProva:

“O exame do ENEM sempre usou autores, exemplos e fundamentos da Educação Física em suas questões, mas nunca tão especificamente quanto neste ano de 2016.

Uma das questões foi fundamentada em um dos esportes mais praticados na escola, o Handebol. O artigo citado foi retirado de uma revista científica de nota A, ou seja, uma das melhores. A segunda questão trouxe à tona um debate bem atual, o de gênero. Essa questão abordou um dos temas transversais que o PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) da Educação Física propõe. E a autora citada é uma das referências brasileiras nessa temática, tendo escrito inúmeros livros e artigos.

Tais questões ajudam a levantar um debate qualitativo em torno da Educação Física no Ensimo Médio, pois, há pouco mais de três meses, o governo federal apresentou o novo plano de ensino para esse segmento. Nesse novo contexto a Educação Física seria excluída do Ensino Médio.

Eu, como professor de EF, enxergo nestas duas questões uma possível evolução positiva na visão da sociedade sobre a nossa matéria. Mostra que não só a parte prática é importante mas a teórica também. A Educação Física é uma ciência nova e que deve ser explorada em todas as suas formas, inclusive temas transversais, como os debates sobre gênero, ecologia, cidadania e outros.

A Educação Física na escola não pode ter como objetivo único apenas melhorar a saúde dos escolares, mas proporcionar a eles uma cultura corporal, com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções diversas, sem enfatizar o rendimento personalizado e padronizado. A EF, ainda, deve basear-se em outras ciências para criar novos debates.

Que o ENEM de 2016 seja um marco em nossa intervenção nas escolas.

Thiago Acampora
Prof. Educação Física
Colégio Liceu Franco – RJ”

O que achou do texto? Como você enxerga a Educação Física no ENEM e na formação dos estudantes?

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